Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18249
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Avaliação de lesões de substância branca cerebral em portadores de cardiomiopatia por doença de Chagas em Salvador (Bahia, Brasil)
Autor(es): Andrade, Alisson Lima
Autor(es): Andrade, Alisson Lima
Abstract: AVALIAÇÃO DE LESÕES DE SUBSTÂNCIA BRANCA CEREBRAL EM PORTADORES DE CARDIOMIOPATIA POR DOENÇA DE CHAGAS EM SALVADOR (BAHIA, BRASIL) Fundamentação teórica. A doença de Chagas é uma doença endêmica no Brasil e América Latina, estima-se que 14.000 pessoas morram todos os anos ao redor do mundo por suas complicações, somado a sua manifestação clínica, figura como uma das grandes doenças incapacitantes do país. Alguns estudos mostram que tal moléstia está associada a doenças cerebrais, desde cerebrovasculares a déficits cognitivos. Tais déficits podem se relacionar com lesões em substância branca subcortical cerebral nos chagásicos vistas em Ressonância Nuclear Magnética de crânio (RNM). Objetivos. Estabelecer correlação entre a doença de Chagas e a presença de lesões em substância branca subcortical, assim como determinar seus preditores. Métodos. Foram recrutados 150 pacientes separados em dois grupos (chagásicos x não chagásicos) de portadores de insuficiência cardíaca congestiva para avaliação e quantificação do volume das lesões em exames de RNM ponderadas em sequência FLAIR através do programa MRIcro versão 1.4. Resultados. Os dados de 135 pacientes foram analisados para o desfecho principal do estudo. O grupo chagásico apresentou maior percentual de mulheres em relação ao grupo controle (69,1% x 52,2%). Os testes estatísticos realizados mostraram que os volumes de leucoaraiose em ambos os grupos não apresentaram diferenças significativas (p=0,269). Discussão. Nosso estudo não encontrou diferenças estatisticamente significantes entre ambos os grupos em relação a idade, tabagismo, hipertensão arterial sistêmica, porém houve diferenças referentes à fração de ejeção do ventrículo esquerdo e doença arterial coronariana. Nenhuma das variáveis pesquisadas como preditores de leucoaraiose possui associação após realização dos testes estatísticos. Conclusão. O presente estudo não foi capaz de identificar diferenças estatisticamente significantes na distribuição de lesões de substância branca entre cardiopatas não chagásicos e chagásicos.
Palavras-chave: Chagas cardiomyopathy
Leukoaraiosis
Ressonance magnetic imaging
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18249
Data do documento: 19-Nov-2015
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.