Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18023
Tipo: Dissertação
Título: Literatura e ensino: professores e poetas na construção de saberes
Autor(es): Gramacho, Regina Lúcia de Araújo
Autor(es): Gramacho, Regina Lúcia de Araújo
Abstract: A Literatura, do ponto de vista pedagógico, o que inclui leitura, ensino, professores e alunos, é o objeto desta pesquisa, problematizado a partir da polêmica relação da literatura como objeto de ensino, tratado pela via da periodização literária como princípio invariável e não como objeto de arte. Com o processo de pesquisa buscou-se identificar o conjunto de saberes expressos pelos sujeitos - professores de Literatura do Ensino Médio- com relação à Literatura e à sua prática de ensino; conhecer os fundamentos teóricos, produzindo sentidos e constituindo diálogos; compreender a Literatura e a prática de ensino, considerando o que emerge da voz de professores em entrelaçamento com voz de poetas. As opções teóricas foram diversificadas, considerando o caráter polissêmico do objeto e do corpus constituído. Deles surgiram discussões sobre: concepções de texto literário, leitor e leitura; formação e práticas docentes; as políticas públicas de democratização do livro. A questão de pesquisa se concentrou no interesse de investigar a possibilidade de construção de modos de leitura que traduzissem o estudo/ensino da literatura a partir da intertextualidade em obras literárias do PNBEM, entendendo-se os sentidos produzidos. Para tanto, a Etnopesquisa Crítica foi a perspectiva de inspiração metodológica que orientou as escolhas referentes aos dispositivos de coleta e análise de dados da pesquisa (bibliográfica e de campo) assim delimitados: registros de diário de campo, leituras – dos documentos oficiais, das escritas memorialísticas e dos livros do acervo do PNBEM 2009. A análise do corpus revelou, de modo geral, que o PNBEM 2009 é potente acervo para redimensionar o ensino da Literatura no Ensino Médio , pela diversidade de títulos e pelo diálogo possível entre as obras. A política de difusão tem sido necessária, mas não suficiente para conhecimento e uso.
RÉSUMÉ - La Littérature, au point de vue pédagogique, ce qui inclut la lecture, l'enseignement, les professeurs et les étudiants, est l'objet de cette recherche, interrogé à partir de la controverse sur l'enseignement de la littérature comme un objet, traitée a partir de la périodisation littéraire comme principe invariable et non comme un objet d'art. Ce processus visait à identifier l'ensemble des connaissances exprimée par les sujets de recherche - les professeurs de littérature de Lycée en ce qui concerne la littérature et leur pratique de l'enseignement, connaître les fondements théoriques, la production de sens et de dialogues constituant; comprendre la littérature et l'enseignement pratique compte tenu de viens de la voix des enseignientants entrelacée avec la voix des poètes. Les options théoriques étaient diverses, compte tenu du caractère ambigu de l'objet et le corpus. Les discussions ont surgi: conceptions de texte littéraire, le lecteur et la lecture, la formation et les pratiques d'enseignement, la politique publique de la démocratisation du livre. La question de recherche a eu comme l'intérêt la investigation de la possibilité de construire une manière de lecture pour traduire l'étude / enseignement de la littérature de l'intertextualité dans les oeuvres littéraires de PNBEM, par la compréhension des significations produites. Par conséquent, le Etnopesquisa Crítica était la perspective d'inspiration méthodologique qui a guidé les choix concernant les dispositifs de collecte et d'analyse des éléments d'enquête (bibliographique et contexte de la recherche) ainsi définies: Les registres, des lectures - les documents officiels, les écrits de la mémoire et livres de la collection de PNBEM 2009. L'analyse du corpus a révélé, en général, le PNBEM 2009 est puissant collection pour redimensionner l'enseignement de la littérature au lycée, la diversité des titres et le dialogue possible entre les oeuvres. La politique de diffusion a été nécessaire, mais non suffisante pour la connaissance et l'utilisation.
Palavras-chave: Literatura
Ensino
Programa Nacional Biblioteca da Escola para o Ensino Médio
Leitura
Professores e poetas
Littérature
Enseignement
Lecture
Professeurs et poètes
CNPq: Educação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18023
Data do documento: 11-Ago-2015
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de Mestrado de Regina Lúcia de Araújo Gramacho.pdf5,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.