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Tipo: Tese
Título: Formas de mobilização do conhecimento e saberes profissionais em situação de trabalho: o caso dos profissionais técnicos industriais de nível médio
Autor(es): Anunciação Filho, Renato da
Autor(es): Anunciação Filho, Renato da
Abstract: O presente estudo apresenta os resultados da pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação, da Universidade Federal da Bahia, sob a orientação da Professora Doutora Vera Lúcia Bueno Fartes, para a obtenção do título de doutor. Tem como objeto da pesquisa o conhecimento e saberes profissionais dos técnicos industriais de nível médio das áreas de eletrotécnica e mecânica e tem como sujeitos da pesquisa 56 trabalhadores técnicos industriais de nível médio, tendo como campo de pesquisa uma indústria de cerâmicas localizada no Polo Petroquímico de Camaçari e uma empresa multinacional fornecedora de energia elétrica, cuja sede se localiza na cidade do Salvador. Procura entender e explicar, a partir da fundamentação teórica dos conceitos de trabalho profissional e cultura profissional, desenvolvida por Telmo Caria, modernidade e identidade, por A. Gidden, C. Dubar e Z. Bauman, dentre outros conceitos. Como e quando ocorrem os processos de mobilização dos conhecimentos e saberes dos profissionais técnicos industriais de nível médio, em situação de trabalho. Para alcançar este objetivo a pesquisa utilizou métodos quantitativos e qualitativos para coleta e análise dos dados levantados junto aos técnicos. Foi realizada pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo com aplicação de questionários e entrevistas e utilizou também a análise estatística para a interpretação dos resultados obtidos. Através de uma pesquisa quali-quantitativa de natureza empírica, bibliográfica e documental, analisou-se os processo de mobilização dos conhecimentos e saberes dos profissionais tendo como cenário os fenômenos de mudanças da sociedade atual. Os resultados da pesquisa indicam que o processo de mobilização dos conhecimentos e saberes dos profissionais estudados, ocorrem fundamentalmente, na realização dos trabalhos em equipe. Que os saberes técnicos profissionais mobilizados equivalem em parte, aos adquiridos na formação acadêmica e outra parcela são decorrentes dos adquiridos nos processos de formação informal na interação com colegas profissionais e ou nos treinamentos no chão de fábrica, ou ainda em outros espaços formativos.
ABSTRACT This study presents the results of research conducted in the Post -Graduate Education, Faculty of Education, Universidade Federal da Bahia, under the guidance of Professor Vera Lúcia Bueno Fartes, to obtain the title of PhD. Its field of research knowledge and professional knowledge of the industrial middle level technicians in the fields of electrical engineering and mechanics. The survey was conducted with 56 workers at a ceramic Petrochemical located in the polo Petroquímico de Camaçari and professionals with a multinational company that supplies electricity, whose headquarters is located in the city of Salvador. Seeks to understand and explain, from the theoretical foundations of the concepts of professional work and professional culture, developed by Telmo H. Caria, modernity and identity, developed by Gidden, Dubar and Bauman, among other concepts, as and when they occur the processes of mobilization of knowledge and knowledge of industrial technical mid-level professionals in the work situation. To achieve this goal the research used quantitative and qualitative methods for data collection and analysis of data collected from the technicians. Conducted literature research and field research with questionnaires and interviews and we also used statistical analysis to interpret the results. Through a qualitative and quantitative empirical research, bibliographic and documentary nature, we analyzed the process of mobilization of expertise and knowledge of professionals in the scenery of the phenomena of change of current society. The survey results indicate that the process of mobilization of knowledge and expertise of industry professionals occur primarily in the work team. That professional technical knowledge equivalent mobilized in part, acquired in academic and other portion are due to acquired in informal processes in training and interaction with professionals in training or on the factory floor or in other formative spaces colleagues.
Palavras-chave: Saberes profissionais
Mobilização
Recontextualização
Reflexividade
Autonomia
Professional knowledge
Mobilization
Recontextualizing
Reflectivity
Autonomy
CNPq: Educação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16857
Data do documento: 8-Jan-2015
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