Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/16630
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Proposta de zonas ambientalmente relevantes para os municípios de Itaparica e Vera Cruz – BA: um aporte ao ordenamento territorial e à conservação frente ao decreto estadual 13.388/2011
Autor(es): Vieira, Maysa Jacqueline Andrade
Autor(es): Vieira, Maysa Jacqueline Andrade
Abstract: Este trabalho teve como objetivo subsidiar o ordenamento territorial dos municípios de Itaparica e Vera Cruz Bahia através da sugestão de áreas com relevância ambiental para serem destinadas à conservação e preservação. Foi delimitado o uso da terra da ilha de Itaparica e espacializada a egislação referente a APPs, focando nos problemas socioambientais e fragilidades dos ecossistemas. Em seguida foram sugeridas áreas com relevante interesse ambiental, classificadas de acordo com sua localização em relação a áreas vulneráveis. Observou-se que os dois municípios da ilha apresentam alto nível de antropização e degradação ambiental, decorrentes do seu histórico de ocupação. Por fim conclui-se que a definição de áreas ambientalmente relevantes é de grande importância para a gestão municipal e seu ordenamento territorial, por direcioná-los a instituir áreas prioritárias de ação governamental que visam à preservação e restauração de seus recursos ambientais. Deste modo, tais áreas ambientalmente relevantes devem ser instituídas como áreas legalmente protegidas e consideradas sob regime normativo especial, considerando o disposto na Constituição Federal, Política Nacional de Meio Ambiente e Sistema Nacional de Unidades de Conservação.
Palavras-chave: Município de Itaparica
DECRETO ESTADUAL 13.388/2011
Ordenamento territorial ambiental
Município de Vera Cruz
CNPq: Ecologia Aplicada
Legislação Urbana e Regional
Fotointepretação florestal
País: brasil
Sigla da Instituição: BIO
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16630
Data do documento: 18-Nov-2014
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciências Biológicas (Biologia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Maysa_Vieira_2012.pdf13,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.