Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/16267
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Bacharelado interdisciplinar: uma proposta inovadora na educação superior em saúde no Brasil_8
Título(s) alternativo(s): Ciência & Saúde Coletiva
Autor(es): Teixeira, Carmen Fontes de Souza
Coelho, Maria Thereza Ávila Dantas
Rocha, Marcelo Nunes Dourado
Autor(es): Teixeira, Carmen Fontes de Souza
Coelho, Maria Thereza Ávila Dantas
Rocha, Marcelo Nunes Dourado
Abstract: Este artigo descreve e analisa o contexto político-institucional e o processo de elaboração e implantação do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (BIS) no período 2006-2011. A metodologia utilizada incluiu revisão documental e análise dos registros pessoais dos pesquisadores envolvidos. A partir dos conceitos de “janela de oportunidade” e “organização hipercomplexa”, verificou-se que foram criadas estruturas gerenciais e organizativas, elaborados documentos-mestres e desencadeadas ações para a implantação do curso, ligadas à conformação do corpo docente e do Colegiado do curso, elaboração do Projeto Pedagógico, planejamento, execução e acompanhamento do processo ensino-aprendizagem nos diversos componentes curriculares. A análise dos desafios e perspectivas do curso aponta que o maior problema enfrentado é a tensão entre o modelo de formação superior, profissional e disciplinar, existente até então e o modelo interdisciplinar proposto pelo BI, tensão que pode ser superada pela implantação do regime de ciclos, com a institucionalização do BI como primeiro ciclo da formação profissional na área de saúde.
Palavras-chave: Formação de recursos humanos
Educação superior em saúde
Educação pré-médica
Bacharelado interdisciplinar em saúde
Universidade
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva
Citação: TEIXEIRA, Carmen Fontes de Souza; COELHO, Maria Thereza Ávila Dantas; ROCHA, Marcelo Nunes Dourado. Bacharelado interdisciplinar: uma proposta inovadora na educação superior em saúde no Brasil.Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 18, n. 6, June 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16267
Data do documento: 2013
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PPGEISU)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.