Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15836
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Processo de Implantação do Projeto Político-Pedagógico do BI Saúde 2008-2011: fazendo caminhos ao andar
Autor(es): Teixeira, Carmen Fontes de Souza
Coelho, Maria Thereza Ávila Dantas
Autor(es): Teixeira, Carmen Fontes de Souza
Coelho, Maria Thereza Ávila Dantas
Abstract: Neste capítulo, descrevemos o processo de implantação do Bacharelado Interdisciplinar (BI) em Saúde no período 2009-2011, destacando aspectos como a conformação do corpo docente, a análise do perfil dos alunos, a composição e atuação do Colegiado do curso na gestão e no planejamento acadêmico, a execução do projeto pedagógico e o debate em torno da articulação entre o BI em Saúde e os cursos profissionais. Nesse período ocorreu o ingresso de três turmas, a primeira das quais concluiu o curso em dezembro de 2011, o que possibilita que se tenha uma visão geral das características do processo de implantação, podendo-se destacar, inclusive, as facilidades e dificuldades enfrentadas pela equipe de coordenação e execução do curso, tanto em termos do planejamento acadêmico quanto da sua execução propriamente dita. Trata-se aqui de identificar, dentre as facilidades e dificuldades enfrentadas nesse processo, os aspectos relacionados com o ambiente interno ao IHAC/UFBA e os aspectos relativos ao ambiente externo à Universidade, ou seja, aspectos derivados da inserção do BI em Saúde no contexto mais amplo da formação e do mercado de trabalho em saúde na sociedade brasileira contemporânea. Apesar das dificuldades enfrentadas no processo de implantação do curso, verificamos que o BI em Saúde constitui um espaço de formação universitária de caráter introdutório ao campo da saúde, enfatizando a apropriação de conhecimento e desenvolvimento de habilidades e valores que contemplam a compreensão da dimensão histórica e social das concepções e práticas de saúde, contribuindo assim para o enriquecimento, a humanização e o aprimoramento da futura formação profissional nesta área.
Palavras-chave: Educação superior
saúde
Bacharelado Interdisciplinar
projeto pedagógico
Editora / Evento / Instituição: EDUFBA
Citação: Teixeira, C.F.S.; Coelho, M.T.A.D. Processo de Implantação do Projeto Político-Pedagógico do BI Saúde 2008-2011: fazendo caminhos ao andar.In: Teixeira, C.F.S.; Coelho, M.T.A.D. Uma Experiência Inovadora no Ensino Superior: Bacharelado Interdisciplinar em Saúde. Salvador: EDUFBA, 2014. p.73-107.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15836
Data do documento: 9-Abr-2014
Aparece nas coleções:Livro e Capítulo (PPGEISU)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.