Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15809
Tipo: Dissertação
Título: Da pesquisa em ensino de física para a sala de aula: uma análise da experiência brasileira
Autor(es): Pena, Fábio Luís Alves
Autor(es): Pena, Fábio Luís Alves
Abstract: Apesar do grande avanço da pesquisa em Ensino de Física no Brasil, no sentido da compreensão dos problemas relativos ao ensino dessa Ciência, e da existência de mecanismos de divulgação e de formação (periódicos, eventos, dissertações, teses, programas de pós-graduação, sociedades científicas, comitê específico da área na CAPES, linhas temáticas, publicações, projetos, grupos de pesquisa, etc), o que se observa é que pouco se avançou na questão do uso dos resultados dessa pesquisa em sala de aula. O objetivo desta dissertação é - a partir da análise de relatos de experiências pedagógicas (nacionais) publicados em periódicos especializados em Ensino de Física – identificar as linhas temáticas de pesquisa que têm atraído o interesse de pesquisadores e/ou professores no Brasil, investigar as dificuldades assinaladas pelos mesmos para levar as informações respaldadas por tal pesquisa para a prática pedagógica e, com base na análise de entrevistas, sobre a relação pesquisa-prática, com pesquisadores em Ensino de Física, egressos, até 2006, do Curso de Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA, UEFS), estudar a perspectiva destes pesquisadores quanto ao uso de resultados de pesquisa em sala de aula e a influência na sua prática pedagógica, bem como o acesso à pesquisa em Ensino de Física na formação inicial. Os resultados obtidos nesta dissertação indicam que os fatores inerentes à formação inicial e continuada do professor de Física são os principais obstáculos para a incorporação de resultados de pesquisa em Ensino de Física na sala de aula. O que suscita ações em nível de graduação e de pós-graduação para superar tais entraves.
Palavras-chave: Relação Pesquisa-Prática
Ensino de Física
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15809
Data do documento: 8-Set-2014
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fábio Luis Alves Pena.pdf728,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.