Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15344
Tipo: Dissertação
Título: Utilização de neuroimagem e eletroneurofisiologia por profissionais da área de saúde no atendimento de crianças com distúrbios da linguagem na cidade de Salvador-Bahia
Autor(es): Brandão, Renata de Assis Fonseca Santos
Autor(es): Brandão, Renata de Assis Fonseca Santos
Abstract: Exames de neuroimagem e eletroneurofisiológicos possibilitam maior conhecimento e acompanhamento dos distúrbios de linguagem. O objetivo deste estudo foi detectar como e quais destes exames são utilizados na avaliação clínica de crianças, por parte de médicos da cidade de Salvador (BA). Os dados foram coletados por meio de questionário com perguntas objetivas acerca dos exames, na evolução de pacientes com distúrbios de linguagem. A partir de bases de dados cedidas pelo Conselho Regional de Medicina da Bahia e Sociedade Baiana de Pediatria, contabilizaram-se 658 profissionais. Após utilizados critérios de exclusão, 31 questionários foram preenchidos por pediatras (84%), psiquiatras (3%), neurologista (7%) e neuropediatras (6%). Dentre as técnicas questionadas, 93% confirmou ter conhecimento sobre tomografia computadorizada, 80% conhece ressonância magnética e 80 % conhece EEG. As técnicas de ressonância magnética funcional, potencial auditivo evocado, estimulação magnética transcraniana, tomografia por emissão de pósitron e tomografia por emissão de fóton único são pouco conhecidas. Dentre os exames utilizados em crianças com distúrbios de linguagem, a tomografia computadorizada (22%), ressonância magnética (25%), eletroencefalografia (29%) e estimulação magnética transcraniana (3%) foram os únicos citados, entretanto 30 % dos médicos relatam nunca prescrever os exames de neuroimagem e eletrofisiológicos. Os resultados demonstram que os exames de neuroimagem e eletroneurofisiológicos são pouco utilizados pela população estudada; dentre os utilizados e assinalados como mais disponíveis estão tomografia computadorizada, eletroencefalograma e ressonância magnética.
Palavras-chave: Distúrbio da linguagem
Neuroimagem – Técnica
Eletroneurofisiológicos
CNPq: Ciências da Saúde
País: brasil
Sigla da Instituição: PPGPIOS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15344
Data do documento: 29-Jul-2014
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGPIOS)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.