Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15287
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação da implantação de grânulos de β-TCP associado ou não à biovidro fosfatado para regeneração de defeito ósseo
Autor(es): Almeida, Renata dos Santos
Autor(es): Almeida, Renata dos Santos
Abstract: Em decorrência de perdas ósseas extensas, os procedimentos de enxertia são amplamente utilizados. Como alternativa a estas técnicas, a bioengenharia tecidual busca desenvolver um biomaterial ideal, que atue como substituto ósseo e induza a um processo de regeneração. Os biomateriais são classificados em diversas classes, composições e formatos. A aplicabilidade destes depende de suas propriedades biológicas, físico-químicas e mecânicas. Dentre os biomateriais cerâmicos, dois são considerados muito promissores, por se ligarem quimicamente ao tecido ósseo, sem formar tecido de interposição: o ²-fosfato tricálcico (²-TCP), amplamente utilizado nas técnicas regenerativas, devido à sua semelhança com componentes inorgânicos do tecido ósseo, por não apresentar risco de transmissão de doenças, ser biodegradável e participar do equilíbrio cálcio e fósforo do organismo; e o Biovidro fosfatado (BV), que possui excelente bioatividade, o que estimula a neoformação tecidual e a regeneração óssea. Ademais, adaptam-se facilmente ao sítio de implantação. Objetivos: Este trabalho avaliou a biocompatibilidade e biofuncionalidade de novos biomateriais para a regeneração óssea. Metodologia: Para realização dos testes in vivo, foram utilizados 15 rattus norvegicus da linhagem Wistar, albinos, machos, adultos, no qual foi confeccionado defeito crítico, com diâmetro médio de 8,5mm, na região da calvária. Estes animais foram distribuídos aleatoriamente para composição de 3 grupos: GTP (implantação de grânulos de ²-TCP); GTP-BV (implantação de grânulos de ²-TCP associado à biovidro) e CON (sem implantação de biomaterial, preenchimento apenas com coágulo sanguíneo). Ao final de 15 dias pós-operatório, os animais foram eutanasiados, a calvária foi removida, processada e analisada histologicamente por microscopia óptica. Resultados: Os biomateriais desencadearam uma discreta reação inflamatória crônica granulomatosa. Nos grupos experimentais (GTP e GTP-BV), houve um reparo tecidual em extensão e espessura e a neoformação óssea foi incipiente e relacionada a um reparo reacional nas regiões de borda óssea, e por condução, entre as partículas do biomaterial. O estroma formado na área de preenchimento do defeito consistiu em um tecido conjuntivo frouxo. No grupo CON, a neoformação óssea foi restrita as regiões de bordas ósseas e o defeito foi preenchido por um delgado tecido conjuntivo fibroso. Conclusão: Para as condições deste estudo, os biomateriais foram biocompatíveis, os grânulos atuaram como arcabouços tridimensionais e apresentaram potencial osteocondutor, sem diferenças entre os si, pois a adição do biovidro não aumentou a bioatividade do ²-TCP.
Palavras-chave: Biomateriais
Fosfatos de Cálcio
Calvária
Rato
Regeneração Óssea
CNPq: Ciências da Saúde
País: brasil
Sigla da Instituição: PPGPIOS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós Graduação Processos Interativos dos Orgãos e Sistemas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15287
Data do documento: 25-Jul-2014
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGPIOS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF Final.pdf2,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.