Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15094
Tipo: Dissertação
Título: Videoarte e espaço cultural Latino-Americano – um recorte contemporâneo
Autor(es): Rezende, Silvana Barretto
Autor(es): Rezende, Silvana Barretto
Abstract: Esta pesquisa examina uma recente produção do vídeo como prática artística no espaço latino-americano, argumentando sobre sua forma e problematizando as temáticas identificadas nos trabalhos a partir da ideia de uma estética decolonial. O universo da pesquisa compreende, particularmente, trabalhos de artistas que participaram da mostras Videografias Inivisibles 2000-2005, Videoarde 2008 e da 30ª Bienal de São Paulo, buscados durante pesquisa de campo e na internet. Este trabalho não pretende dar conta da produção completa de videoarte produzida na América Latina e tem conhecimento de que a apresentação e análise de algumas obras não são suficientes para esgotar as questões referentes tanto ao suporte do vídeo como arte e as temáticas abordadas pelos artistas, quanto aos conceitos teóricos propostos. No entanto, a reflexão sobre um recorte da recente produção de videoarte na América Latina é também uma reflexão sobre a contemporaneidade neste espaço e sobre suas inquietações que apontam para diversas direções. As obras apresentadas neste trabalho pretendem dar conta de um recorte da produção entre 2000 e 2012, primeira década do século XXI, ou seja, pretende refletir sobre um período recente. Para tanto buscou três eventos oficiais que tenham buscado uma reflexão a partir da prática artística do vídeo, em mostras de videoarte como: Videografias Inivisibles que apresenta uma produção entre 2000 e 2005 selecionada pelos curadores Jorge Villacorta e José-Carlos Mariátegui do Peru; Videoarde 2008 projeto composto de mostra de videoarte e também conferências e a edição do livro Vídeo en Latinoamérica com textos de teóricos e artistas organizados por Laura Baigorri, Professora Titular de Vídeo na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Barcelona; 30ª Bienal de São Paulo 2012, A Iminência das Poéticas, evento tradicional de artes visuais com curadoria do venezuelano Luis Pérez-Oramas. Os trabalhos apresentados estão disponíveis na internet e devem ser assistidos na forma e tempo propostos pelos artistas. A partir destes trabalhos a pesquisa reflete também sobre o espaço cultural latino-americano proposto por Manuel Garretón e outros teóricos como Milton Santos e a formação das cidade latino-americanas, Rodolfo Kusch e Maurício Langón e o conceito de geocultura além das recentes pesquisas sobre colonialidade de Santiago Castro-Gómez, Aníbal Quijano e Walter Mignolo e seus desdobramentos investigados por Joaquín Barriendos e Chrsitian León sobre a colonialidade do ver.
Palavras-chave: Videoarte
Espaço Cultural Latino-americano
CNPq: Cultura e Sociedade
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação Multidisciplinar em Cultura e Sociedade – Linha de pesquisa em Cultura e Arte
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15094
Data do documento: 25-Jun-2014
Aparece nas coleções:Dissertação (POSCULTURA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
_silvana_rezende_mestrado.pdf1,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.