Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/14195
Tipo: Dissertação
Título: Qualidade microbiológica das águas em cisternas da área rural do município de Inhambupe, no semiárido baiano e seus fatores intervenientes
Autor(es): Silva, Nara de Melo Dantas da
Autor(es): Silva, Nara de Melo Dantas da
Abstract: No intuito de atender a demanda hídrica das populações rurais do semiárido baiano, o aproveitamento da água de chuva mostra-se como uma alternativa de abastecimento de água. A preocupação relaciona-se à qualidade microbiológica da água coletada. A qualidade da água de chuva pode estar vulnerável aos seguintes fatores: a localização geográfica, presença de vegetação, deposição úmida e seca, estação do ano, condições meteorológicas, exposição a radiação UV, presença de poluentes e carga poluidora. O objetivo foi caracterizar a qualidade microbiológica da água de chuva armazenada em cisternas localizadas na área rural do município de Inhambupe-Bahia, e investigar os principais fatores intervenientes da sua qualidade. A metodologia utilizada foi iniciada pelo levantamento de dados sobre as cisternas e o Sistema de Aproveitamento de Água de Chuva (SAAC), seguido por coleta de amostras e analíse da qualidade microbiológica de água de chuvas armazenada em cisternas e seus fatores intervenientes, acompanhados da formulação do questionário de observação, dotrabalho de campo e por último da análise fatorial. Foi identificado nas observações a existência de 707 cisternas em funcionamento com as seguintes variáveisidentificadas a ausência de desvio das primeiras águas, a forma de retirada da água do interior da cisterna inadequada, a existência de árvores próximas ao telhado, a criação de galinhas, e a não realização de limpeza do interior da cisterna em 6,5%, 46,7%, 6,5% e 70% e 35,9%das casas observadas, respectivamente. A interação dos fatores balde com corda, limpeza da cisterna com ausência de desvio das primeiras águas, os fatores ausência das primeiras águas e árvores próximas ao telhado, a interação dos fatores balde com corda e limpeza da cisterna, árvores próximas ao telhado com ausência de desvio das primeiras águas e a interação dos fatores árvores próximas ao telhado e ausência de desvio das primeiras águas foramos responsáveis pela geração dos efeitos significativos em relação a variável resposta coliformes termotolerantes, levando em consideração a presença da variável e um nível de confiança de 10%,sendo que para a variável resposta Bactérias Heterotróficas foram os fatoresárvores próximas ao telhado e a interação dos fatores balde com corda com árvores próximas ao telhado e com o desvio das primeiras águas.A melhoria da qualidade microbiológica da água está relacionada à ausência das variáveis significativas descritas. Como os valores encontrados para os bioindicadores analisados ultrapassam o recomendado para consumo humano, estas águas não devem ser consumidas sem um tratamento prévio, embora apresentem enquadramento excelente ou muito bom para o uso de contato direto.
Palavras-chave: Água - qualidade
Abastecimento de água no campo
Águas pluviais
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Meio Ambiente, Águas e Saneamento
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14195
Data do documento: 16-Dez-2013
Aparece nas coleções:Dissertação (MAASA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação final.pdf_52,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.