Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10240
Tipo: Tese
Título: Caipira sim, trouxa não: representações da cultura popular no cinema de Mazzaropi e a leitura crítica do conceito pelas Ciências Sociais
Autor(es): Fressato, Soleni Biscouto
Autor(es): Fressato, Soleni Biscouto
Abstract: O objeto da presente pesquisa é a representação das práticas culturais caipiras no cinema de Amacio Mazzaropi, sendo seus conceitos norteadores os vinculados às noções de cultura, cultura popular e cultura de massa. O corpo teórico possui como fundamento principal a obra A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais de Mikhail Bakhtin. Nela o autor explica que a cultura popular, pautada pelo cômico, utiliza-se do deboche e da sátira como uma forma de resistência aos valores e à ideologia dominante. Dos 32 filmes de Mazzaropi foram escolhidos Chico Fumaça (1958), Chofer de praça (1958), Jeca Tatu (1959) e Tristeza do Jeca (1961). Nesses filmes foi representada a realidade social dos caipiras, inclusive a relação conflitiva com os proprietários de terra e com os hábitos e costumes citadinos. A partir da análise desses filmes, podemos afirmar que a cultura popular neles representada caracteriza-se pela ambigüidade, algumas vezes subordinando-se, em outras se rebelando contra os valores dominantes e as regras instituídas. Quanto ao método, os seus filmes foram analisados à luz do período em que foram produzidos, ou seja, no contexto de hegemonia da política e ideologia desenvolvimentista, no entanto, não compactuando com suas propostas.
Palavras-chave: Cinema
Realidade social
Cultura popular caipira
Ideologia desenvolvimentista
Riso
Crítica social
Comedy
Social critic
Developmentalist ideology
Mazzaropi’s cinema
Movies
Social reality
Popular culture caipira
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós- Graduação em Ciências Sociais da UFBA
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10240
Data do documento: 2009
Aparece nas coleções:Tese (PPGCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese Soleni Fressatoseg-1.pdf3,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.