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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9266
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Cunha, Maria Couto | - |
dc.contributor.author | Cunha, Eudes Oliveira | - |
dc.creator | Cunha, Eudes Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2013-03-26T19:05:07Z | - |
dc.date.available | 2013-03-26T19:05:07Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9266 | - |
dc.description | 172 f.: il. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente dissertação teve por objetivo analisar a gestão escolar manifestada nos elementos da cultura da escola e sua possível relação com o desempenho expresso pelo Ideb, em duas instituições do Sistema Municipal de Salvador. A partir da utilização dos conceitos de gestão e cultura da escola, buscou-se evidenciar as especificidades das formas de empreender a gestão em duas instituições que obtiveram resultados do Ideb contrastantes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso comparativo, sendo a coleta de dados feita por meio de observações e entrevistas, bem como da consulta a documentos. Os resultados demonstraram realidades opostas em diversos aspectos relacionados à gestão das escolas, nas dimensões administrativo-burocrática, pedagógica e política, e confirmam a relação existente entre as variáveis gestão e desempenho escolar. A gestão da escola que obteve Ideb alto se distingue, sobretudo, por haver maior participação da comunidade escolar e local, melhor controle dos resultados pela direção e forte integração e cooperação entre os professores. Na escola que obteve Ideb baixo, a gestão se caracteriza por relações informais e maior incidência de conflitos entre os profissionais, com menor participação da comunidade e controle dos resultados pela direção. Os achados sinalizam que as especificidades, nas formas de empreender os processos de apoio às atividades pedagógicas, se relacionaram com os mais altos e os mais baixos resultados do Ideb constatados nas duas unidades de ensino pesquisadas. A partir de uma perspectiva sociológica sobre as organizações escolares, verificou-se, ainda, que os fatores internos da escola desempenharam papel importante na explicação do fenômeno, o que possibilitou reflexões, a partir da teria social de Norbert Elias, sobre os processos de transformação da cultura da escola à luz das determinações legais e dos processos de interação dos sujeitos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Gestão Escolar | pt_BR |
dc.subject | Avaliação educacional | pt_BR |
dc.subject | Sistemas de escolas municipal | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Conselhos de educação | pt_BR |
dc.subject | Indicadores de qualidade da educação | pt_BR |
dc.title | A gestão escolar e sua relação com os resultados do IDEB: um estudo em duas escolas municipais de Salvador | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
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