Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39273
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorVasconcelos, Elen Caroline Ferreira-
dc.date.accessioned2024-04-12T17:18:41Z-
dc.date.available2024-04-11-
dc.date.available2024-04-12T17:18:41Z-
dc.date.issued2022-12-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/39273-
dc.description.abstractThis dissertation has as its main theme the relations between speech and writing in the face of the phenomenon of linguistic variation in literacy. In order to contribute to studies in the field of children's literacy, the research sought to discuss what literacy teachers from the municipal school system in the city of Salvador say on the subject. For the theoretical foundation, considerations about studies in the fields of literacy, linguistics and sociolinguistics are brought into debates with several authors such as Magda Soares, Arthur Gomes de Morais, Carlos Cagliari and others. The methodological contributions conceptualize this research as exploratory in nature and qualitative, having the interview with an investigation procedure used to collect the findings, with a script of semi-structured questions that were carried out in the virtual/online modality through digital platforms, such as possibility of study in times of pandemic. The analysis of the literacy teachers' reports allows us to infer different contextual and theoretical meanings that correspond to the questions raised in the problematizations in the research project. The data showed that the aspects related to the linguistic variety present in the literacy classes of these teachers show how much these variations are related to the children's learning process in terms of the orthographic relationship in speech and writing.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetização.pt_BR
dc.subjectVariação (Linguística).pt_BR
dc.subjectAtos da fala - (Linguística).pt_BR
dc.subjectCrianças - Escritapt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subject.otherLiteracy.pt_BR
dc.subject.otherLiteracy.pt_BR
dc.subject.otherSpeech acts - (Linguistics).pt_BR
dc.subject.otherChildren - Writingpt_BR
dc.titleFalar e escrever: relações entre variação linguística e alfabetização.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (PPGE) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLinguística, letras e artespt_BR
dc.subject.cnpqCiências humanaspt_BR
dc.contributor.advisor1Muniz, Dinea Sobral-
dc.contributor.referee1Nery, Raquel Gomes Lima-
dc.contributor.referee2Morais, Giselly Lima-
dc.contributor.referee3Araújo, Liane Castro-
dc.contributor.referee4Muniz, Dinea Sobral-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8064776283855913pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação tem como tema principal as relações entre fala e escrita ante o fenômeno da variação linguística na alfabetização. A fim de contribuir com os estudos do campo da alfabetização de crianças, a pesquisa buscou discutir sobre o que dizem alfabetizadoras da rede municipal de ensino da cidade de Salvador sobre a temática. Para a fundamentação teórica, considerações sobre estudos dos campos da alfabetização, linguística e sociolinguística são trazidos em debates com diversos autores como Magda Soares, Arthur Gomes de Morais, Carlos Cagliari e outros. Os aportes metodológicos conceituam essa pesquisa enquanto de natureza exploratória e de característica qualitativa, tendo a entrevista com procedimento de investigação utilizado para a coleta dos achados, com roteiro de perguntas semiestruturadas que foram realizadas na modalidade virtual/on-line através de plataformas digitais, como possibilidade de estudo em tempos de pandemia. A análise dos relatos das professoras alfabetizadoras nos permite inferir diversos sentidos contextuais e teóricos que correspondem as questões levantadas nas problematizações no projeto de pesquisa. Os dados evidenciaram que os aspectos relacionados com a variedade linguística presentes nas turmas de alfabetização, dessas professoras evidenciam o quanto essas variações estão relacionadas com o processo de aprendizagem das crianças no quesito relação ortográfica na fala e escrita.pt_BR
dc.publisher.departmentEDUFBApt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Appears in Collections:Dissertação (PGEDU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Elen Vasconcelos VF.pdf1,33 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.