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Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Ana Paula Clemente-
dc.date.accessioned2024-01-30T18:20:31Z-
dc.date.available2024-01-30T18:20:31Z-
dc.date.issued2023-12-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/38952-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIApt_BR
dc.subjectMedicalização da educaçãopt_BR
dc.subjectSofrimento psíquicopt_BR
dc.subjectEscrevivênciapt_BR
dc.titleRe-conheço o que conheço: escrevivências desmedicalizantes de um percurso formativo atravessado por raça, gênero, classe e territóriopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1Freitas, Márcia de Fátima Rabello Lovisi de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7995151225216788pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Maria Izabel Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6788576965742826pt_BR
dc.contributor.referee2Viégas, Lygia de Sousa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5379680745127068pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0495110606694795pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo revisitar, com lentes desmedicalizantes, cenas do meu percurso formativo que envolvem produção de sofrimento e adoecimento psíquico, da educação básica à universidade. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, que, por meio de escrevivências, pretendeu analisar situações medicalizantes em uma trajetória de escolarização atravessada por raça, gênero, classe e território. Nas cenas selecionadas para essa pesquisa, buscamos abordar três espaços-tempos distintos: a educação básica, vivenciada tanto em escolas públicas quanto em escolas privadas, a formação em Pedagogia e a atuação em estágio docente realizado durante a graduação. Ao contar essas histórias, buscamos, como cuidados éticos, preservar a identidade das instituições e pessoas participantes envolvidas nas cenas, por entender que não se tratam de questões individuais, mas sim de histórias que se repetem por serem estruturantes do sistema social e educacional que vivemos. Na análise das cenas da educação básica, tanto na perspectiva de estudante quanto de estagiária docente, nos deparamos com adoecimento e culpabilização das professoras, das pessoas estudantes mais vulnerabilizadas, assim como de suas famílias, vistas e tratadas como desestruturadas pelo racismo, pelas sobrecargas e precarizações das condições de vida e de trabalho (González, 1982; Cavalleiro, 1998; Carneiro, 2005; Almeida, 2019; Schwarcz, 2019; Penteado; Souza Neto, 2019). Na cena destacada da formação docente na universidade, nos concentramos em alguns dos processos de individualização e de produção de sofrimentos discentes e de fracasso acadêmico na universidade, fortalecidos por agressões racistas e xenofóbicas por parte um professor universitário, durante um semestre letivo em plena pandemia de COVID 19, assim como em estratégias coletivas de enfrentamento e produção de vida (Leão; Ianni; Goto, 2019a; Goldstein, Mosqueira; Demouliere, 2022). Desejamos, com esse trabalho, contribuir com as discussões sobre sofrimento e adoecimento psíquico, medicalização e desmedicalização da educação, a fim de somar na construção de estratégias que rompam com a produção de morte em territórios que podem ser produtores de vida coletiva.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.type.degreeBachareladopt_BR
dc.publisher.coursePEDAGOGIApt_BR
dc.cocreatorMárcia de Fátima Rabello Lovisi de Freitas-
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

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