Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38875
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Camila do Nascimento-
dc.date.accessioned2024-01-16T16:42:09Z-
dc.date.available2024-01-16T16:42:09Z-
dc.date.issued2023-10-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/38875-
dc.description.abstractThe present research aims to analyze the teaching practices of Brazilian English teachers on the TikTok platform. Therefore, the specific objectives were to describe the teachers' practices, understand the teaching methodologies and pedagogical strategies used, and analyze the teachers' perceptions of their own practices and motivations as educators who create content for the platform. For data collection, we used semi-structured interviews and the analysis of videos and profiles on TikTok. Our analysis was qualitative, descriptive, and critical. The research results indicate that English language teachers who produce content on TikTok develop strategies to establish a distinct brand and identity with the aim of reaching a wider audience. Furthermore, they produce content on other platforms and seek to follow trends to increase their views and likes. The main objectives of these teachers include making English language learning accessible to a broad audience, pursuing monetization opportunities, and exploring possibilities for innovation in pedagogical practice. However, the analysis revealed that traditional teaching techniques still predominate in English language education. As for video production, teachers primarily use the native tools and features offered by the platform to create, edit, and format their videos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.subjectPlataformas sociaispt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectLíngua Inglesapt_BR
dc.subjectTikTokpt_BR
dc.subject.otherSocial Networkpt_BR
dc.subject.otherTeacherspt_BR
dc.subject.otherEducational Practices;pt_BR
dc.subject.otherEnglishpt_BR
dc.subject.otherTikTokpt_BR
dc.titlePráticas Educativas nas Redes: o Ensino de Inglês no TikTokpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (PPGE) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1Ficoseco, Verónica Sofia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5579490863049283pt_BR
dc.contributor.referee1Ficoseco, Verónica Sofia-
dc.contributor.referee2Couto, Edvaldo Souza-
dc.contributor.referee3Chachagua, Maria Rosa-
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-8509-7723pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/5849831280418140pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa possui como objetivo geral analisar as práticas docentes de professores brasileiros de inglês na plataforma TikTok. Por isso, os objetivos específicos trataram de descrever as práticas dos docentes, compreender metodologias de ensino e estratégias pedagógicas utilizadas e, analisar as percepções dos professores acerca de suas próprias práticas e motivações como educadores que produzem conteúdo para a plataforma. Para coleta de dados,utilizamos entrevistas semiestruturadas e a análise de vídeos e perfis no TikTok. Nossa análise foi qualitativa, descritiva e crítica. Os resultados da pesquisa indicam que os professores de língua inglesa que produzem conteúdo no TikTok desenvolvem estratégias para estabelecer uma marca e uma identidade distintas, com o objetivo de alcançar um público mais amplo. Além disso, eles produzem conteúdo em outras plataformas e procuram seguir tendências para aumentar suas visualizações e curtidas. Os objetivos principais desses professores incluem tornar o aprendizado da língua inglesa acessível ao grande público, buscar oportunidades de monetização e explorar possibilidades de inovação na prática pedagógica. No entanto, a análise revelou que as técnicas pedagógicas predominantes ainda são as tradicionais do ensino de inglês. Quanto à produção de vídeos, os professores utilizam principalmente as ferramentas e recursos nativos oferecidos pela plataforma para criar, editar e formatar seus vídeos.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Camila Souza 1 - 2023.pdfTrabalho de Dissertação Camila Souza2,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.