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Tipo: Dissertação
Título: Um modelo para avaliar a eficácia do uso de projetos FLOSS no ensino de Engenharia de Software: uma proposta baseada em análise de conteúdo.
Título(s) alternativo(s): A model to evaluate the effectiveness of using FLOSS projects in teaching Software Engineering: a proposal based on content analysis.
Un modelo para evaluar la efectividad del uso de proyectos FLOSS en la enseñanza de la Ingeniería del Software: una propuesta basada en el análisis de contenido.
Autor(es): Oliveira, Erinaldo Santos
Primeiro Orientador: Chavez, Christina von Flach Garcia
metadata.dc.contributor.referee1: Chavez, Christina von Flach Garcia
metadata.dc.contributor.referee2: Salvador, Laís do Nascimento
metadata.dc.contributor.referee3: Bittencourt, Roberto Almeida
Resumo: Contexto: A demanda crescente da indústria de software por profissionais qualificados coloca em evidência a importância e necessidade de valorização da EES na formação de egressos dos cursos superiores da área de Computação. Educadores são desafiados continuamente a acompanhar as tendências emergentes na área, a identificar técnicas adequadas e incorporá-las em suas disciplinas de engenharia de software, de modo a promover o desenvolvimento de habilidades e competências que garantam aos egressos dos cursos da área de Computação uma formação que concilie o aprendizado de conceitos, processos, técnicas e ferramentas proporcionado no ambiente acadêmico com as necessidades e melhores práticas da indústria de software. Projetos de Software Livre/Código Aberto trazem uma oportunidade para que estudantes e professores de cursos de graduação possam trabalhar o conteúdo da disciplina de engenharia de software em projetos realistas, que trazem uma experiência de mundo real próxima das exigências do mundo do trabalho. Problema: Um dos desafios associados ao uso de FLOSS na EES é como o educador pode avaliar o projeto escolhido como recurso de ensino e aprendizagem, bem como sua eficácia para o objetivo pedagógico proposto pela atividade ou disciplina. Torna-se relevante o uso de métodos ou modelos de avaliação que permitam ao docente mensurar e avaliar os resultados provenientes da sua escolha, de acordo com as exigências de aprendizagem necessárias após a conclusão da atividade ou disciplina. Objetivo: Este trabalho propõe a criação de um modelo para avaliar a eficácia do uso de projetos FLOSS no ensino da disciplina de Engenharia de Software. O modelo proposto é fundamentado no mapeamento de critérios de avaliação que foram estruturados de forma a facilitar a análise sobre o alcance dos objetivos pedagógicos planejados para o componente curricular. Método de Pesquisa: Por meio da Análise de Conteúdo, foram identificadas as competências e habilidades técnicas e sociotécnicas mais relevantes para a disciplina de Engenharia de Software, segundo as principais diretrizes curriculares do Brasil e do exterior, e investigados aspectos de influência tanto técnicas quanto pedagógicas, do uso de projetos FLOSS no ensino da disciplina de engenharia de software. Com base nestas informações, foram definidos os critérios de avaliação e, por meio de um diálogo teórico, identificas suas relações para propor um Modelo de avaliação da eficácia do uso de projetos FLOSS no ensino de Engenharia de Software. Contribuições: O uso de métodos para avaliar projetos FLOSS na EES mostra-se uma solução viável para o desenvolvimento real de competências e habilidades associadas a aspectos teóricos e práticos da engenharia de software, importantes na formação de profissionais das diversas vertentes da área de Computação. O uso de métodos para avaliar projetos FLOSS na EES pode estimular a inserção dos educadores no ecossistema de FLOSS, além de oferecer novas formas de avaliação aos que reconhecem e adotam tais projetos em sala de aula.
Abstract: Context: The software industry’s growing demand for qualified professionals highlights the importance and need for valuing EES in the training of graduates from higher education courses in the area of Computing. Educators are continually challenged to keep up with emerging trends in the area, to identify appropriate techniques and incorporate them into their software engineering disciplines, in order to promote the development of skills and competences that guarantee graduates of courses in the area of Computing an education that reconciles the learning of concepts, processes, techniques and tools provided in the academic environment with the needs and best practices of the software industry. Free/Libre Open Source Software (FLOSS) provide an opportunity for students and professors of undergraduate courses to work the content of the software engineering discipline into realistic projects, which bring a close real-world experience the demands of the world of work. Problem: One of the challenges associated with the use of FLOSS in the EES is how the educator can evaluate the chosen project as a teaching and learning resource, as well as its effectiveness for the pedagogical objective proposed by the activity or discipline. It is relevant to use evaluation methods or models that allow the teacher to measure and evaluate the results from his/her choice, according to the learning requirements necessary after the conclusion of the activity or discipline. Objective: This work proposes the creation of a model to evaluate the effectiveness of using FLOSS projects in the teaching of Software Engineering. The proposed model is based on the mapping of evaluation criteria that were structured in order to facilitate the analysis of the scope of the pedagogical objectives planned for the curricular component. Research Method: Through Content Analysis, the most relevant technical and sociotechnicalskills and abilities were identified for the Software Engineering discipline, according to the main curricular guidelines in Brazil and abroad, and aspects of influence were investigated both technical and pedagogical, of the use of FLOSS projects in teaching the discipline of software engineering. Based on this information, the evaluation criteria were defined and, through a theoretical dialogue, their relations were identified in order to propose a Model for evaluating the effectiveness of the use of FLOSS projects in the tea ching of Software Engineering. Contributions: The use of methods to evaluate FLOSS projects at the EES proves to be a viable solution for the real development of skills and abilities associated with theoretical and practical aspects of software engineering, impor tant in the training of professionals from the various strands of Computing area. The use of methods to evaluate FLOSS projects in the EES can encourage the inclusion of educators in the FLOSS ecosystem, in addition to offering new forms of evaluation to those who recognize and adopt such projects in the classroom.
Palavras-chave: Engenharia de Software
Software
Currículo
Educação - Engenharia de Software
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::ENGENHARIA DE SOFTWARE
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Computação - IC
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PGCOMP) 
Citação: OLIVEIRA, Erinaldo Santos. Um modelo para avaliar a eficácia do uso de projetos FLOSS no ensino de Engenharia de Software: uma proposta baseada em análise de conteúdo. 2023. 233 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Instituto de Computação, Universidade Federal da Bahia, Salvador (Bahia), 2023.
Tipo de Acesso: Attribution 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38514
Data do documento: 31-Mar-2023
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