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Tipo: Dissertação
Título: Biblioteca como objeto de estudo nas dissertações e teses dos PPGCI(2018-2022)
Título(s) alternativo(s): Library as an object of study in PPGCI dissertations and theses (2018-2022)
Autor(es): Vieira, Lucília Maria Lima
Primeiro Orientador: Lins, Ivana Aparecida Borges
metadata.dc.contributor.referee1: Lins, Ivana Aparecida Borges
metadata.dc.contributor.referee2: Azevedo, Fabiano Cataldo de
metadata.dc.contributor.referee3: Novo, Hildenise Ferreira
Resumo: Este estudo teve como enfoque a representação da biblioteca no âmbito dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) do Brasil, considerando a interlocução, as relações históricas e institucionais entre a Biblioteconomia e a Ciência da Informação. Nesse sentido, objetivou- se investigar a ocorrência da temática biblioteca nas dissertações e teses dos PPGCI do Brasil no período de 2018 a 2022. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, de abordagem crítico- interpretativa; descritiva em relação aos objetivos e inserida como pesquisa documental quanto aos procedimentos. Para compor a amostra, foi escolhido o PPGCI na modalidade acadêmico de maior nota, por região do Brasil. Foram selecionados cinco PPGCI das seguintes Instituições de Ensino Superior (IES): UNB, UFPA, UFBA, UNESP e UFSC. Efetuou-se a análise de 606 trabalhos, contemplando 373 dissertações e 233 teses, de forma a identificar o termo biblioteca(s) nos títulos, palavras-chaves e resumos. A busca resultou em 74 trabalhos, sendo 50 dissertações e 24 teses. Para análise dos dados foi utilizado método de Análise de Conteúdo de Bardin (2009), obtendo-se os resultados de 74 termos presentes nos campos de busca, 58 termos relativos à frequência das palavras-chaves e doze categorias temáticas compreendendo: tipologias de Bibliotecas (universitária, escolar, pública, digital, comunitária, especializada e de prisões), bibliotecas no geral, gestão de bibliotecas, mediação da informação e leitura, representação da informação e estudo de usuários. Os resultados revelam que sete das doze categorias correspondem a tipologias de bibliotecas, com predominância da biblioteca universitária, que obteve 32 menções entre as palavras-chaves, pressupondo que os autores atuam nesse tipo de biblioteca. Além da baixa incidência do termo biblioteca nas dissertações e teses dos PPGCI, observou-se aspectos relativos à supressão e/ou ausência de termos relativos à Biblioteconomia/Biblioteca em instâncias como os GTs da ANCIB, nas áreas de concentração e linhas de pesquisas dos PPGCI, tabela de área de conhecimento da Capes, dentre outros. Essa ausência pressupõe o favorecimento a uma possível invisibilização desse campo e instituição. Este estudo revela através de seus resultados que a palavra biblioteca necessita ser mais inscrita nos trabalhos, de forma a ser partícipe das discussões nos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação no Brasil.
Abstract: This study is focused on the representation of the library on Postgraduate Programs in Information Science (PPIS) in Brazil, regarding the historical and institutional relations between Library Science and Information Science. Therefore, we aimed to investigate the incidence of the term library on thesis and dissertations on PPISs in Brazil from 2018 to 2022. In order to elaborate the sample, it was chosen the PPIS with the highest rate, by region in Brazil. Five PPIS were selected from the following Higher Education Institutions (HEI): UNB, UFPA, UFBA, UNESP e UFSC. 373 dissertations and 233 thesis were analyzed, in a total of 606 publications, with the purpose of identifying the term library in titles, keywords and abstracts. The research resulted in 74 publications, such as 50 dissertations and 24 thesis. For data analysis it was applied Bardin’s method for Content Analysis, obtaining 74 terms in search fields, 58 terms related to the frequency of keywords and twelve theme categories: Library’s typologies (university, school, public, digital, community, specialized and prisons), library in general, library management, mediation of information and reading, information representation and study of users. The results reveal that seven in twelve categories correspond to library's typologies, with the predominance of university library, which had 32 mentions in keywords, suggesting that the authors may work on this kind of library. Besides the low incidence of the term library on PPIS thesis and dissertations, It was observed aspects related to the suppression or absence of terms representing Library Sience/Library in the Work Groups (WG) of ANCIB, on the fields and PPIS research lines, as well on the Capes knowledge area table. This absence presupposes a potential invisibility of this field of knowledge and institution. Through the results, this study reveals the term library needs to appear more on the publications, in order to participate in the Postgraduate Programs in Information Science discussions in Brazil.
Palavras-chave: biblioteca
biblioteconomia
ciência da informação
programas de pós-graduação em ciência da informação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciência da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação 
Citação: VIEIRA, Lucília Maria Lima. Biblioteca como objeto de estudo nas dissertações e teses dos PPGCI (2018-2022). Orientadora: Ivana Aparecida Borges Lins. 2023. 78 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Instituto de Ciência da Informação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2023.
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38026
Data do documento: 7-Jul-2023
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