Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37973
Tipo: Dissertação
Título: Eu pari foi pra curar: cuidado, itinerâncias e decolonialidades do nascer na tradição.
Título(s) alternativo(s): I gave birth was to heal”: care, itinerancy and decolonialities of birth in tradition.
Autor(es): Campos, Marta
Primeiro Orientador: Dejo, Vania Nora Bustamante
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Reis, Ana Paula dos
metadata.dc.contributor.referee1: Reis, Ana Paula dos
metadata.dc.contributor.referee2: Mota, Clarice Santos
metadata.dc.contributor.referee3: Carneiro, Rosamaria Giatti
metadata.dc.contributor.referee4: Dejo, Vania Nora Bustamante
Resumo: Esta dissertação aborda um tema pouco estudado na Saúde Coletiva: as práticas de cuidado feitas por parteiras na tradição, integradas à Escola de Saberes Cultura e Tradição Ancestral/ESCTA-Cais do Parto, bem como os itinerários de cuidado vivenciado por casais que escolheram este formato assistencial para o nascimento de seus filhos, no contexto de crise sociossanitária provocada pela pandemia da COVID-19. Tendo como objetivo compreender como o cuidado na tradição é ofertado na gestação, parto e pós-parto, analisei as cosmologias, modos de fazer o cuidado e as metodologias manifestadas nas rodas virtuais de gestantes e casais grávidos da ESCTA/Cais do Parto. Ademais, compreendi, à luz das narrativas dos casais, como estes simbolizaram suas experiências perinatais, os itinerários de cuidado, assim como as relações vinculares tecidas junto às parteiras. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de inspiração etnográfica, desenvolvida durante os meses de outubro/ 2020 a março/ 2021, quando realizei observação participante nas rodas virtuais e conduzi entrevistas com casais cuidados pela tradição. Privilegiei a estratégia da Análise Temática para a organização, decomposição e interpretação dos dados produzidos em campo. Visando compreender o cenário do partejar nacional, apresentei os elementos políticos e sociais envolvidos na geopolítica dos partos no Brasil, para em seguida localizar no gradiente de saberes as práticas feita por parteiras na tradição. Caracterizei as parteiras em questão, apontando que as mesmas produzem práticas contra-hegemônicas e decoloniais de cuidado. Neste sentido, afirmo que ao se aproximarem de uma perspectiva decolonial, constroem movimentos de resistência à lógica moderna/colonial, estruturando pontos de rupturas ao modelo dominante do cuidado no parto e nascimento. Identifiquei que o cuidado na tradição se organizou em torno de três princípios cosmológicos: a espiritualidade, tridimensionalidade e ancestralidade, além de aspectos metodológicos como a oralidade, a educação popular e os rituais. Estes elementos indicaram que o cuidado na tradição reafirma sua diferença ontológica, epistêmica e política do seu fazer, atuando para visibilizar e resgatar os saberes tradicionais no campo da saúde obstétrica brasileira contemporânea. Ademais, analisei as trajetórias dos casais nos momentos anteriores à gestação, na descoberta gestacional, nas buscas e escolhas pela assistência “que mais produziu sentido”, no contexto de parto e pós parto, no encontro com o sistema de registro cível e nas relações de comadrio. Argumento que, apesar das distintas itinerâncias, a escolha pela assistência na tradição acontece, revelando projetos individuais de como parir/nascer cuja centralidade é a autonomia e o desejo de enriquecimento e singularidade das experiências perinatais dos casais. Entretanto, ao se articular ao projeto coletivo decolonial de cuidado na tradição, a escolha inicialmente mediada pelo individualismo se direcionou para a centralização do vínculo com as parteiras, desdobrando-se na relação de comadrio, cuja base foi o comunitarismo. Depreendi, portanto, que os itinerários de cuidado tecidos pelos casais escutados nesta investigação, apresentaram como relevo inter-relações entre autonomia-enriquecimento-relacionalidade, conformando um tipo de individualismo misto, cujas conotações seriam mais relacionais, podendo ser compreendido como um individualismo-relacional.
Abstract: This dissertation addresses a subject little studied in Public Health: the practices of care of the midwives na tradição, who are associated with the School of Knowledge, Culture and Ancestral Tradition (ESCTA-Cais do Parto), as well as the care itinerâncias experienced by couples who chose this care format for the birth of their children in the context of the socio public health crisis caused by the COVID-19 pandemic. Aiming to understand how care na tradição is offered during pregnancy, childbirth and postpartum, we analyze the cosmologies and ways of practicing care as well as the methodologies manifested in ESCTA/Cais do Parto' online group circles of pregnant women and pregnant couples. Moreover, we bring to light the narratives of the couples, how they symbolized their perinatal experiences, the itinerâncias of care, as well as the relationships cultivated with the midwives. This is a qualitative research of ethnographic inspiration, developed during the months of October/ 2020 to March/ 2021, when we performed participant-observation of the online group circles and conducted interviews with couples cared for na tradição. We privilege the strategy of Thematic Analysis for the organization, calculation and interpretation of data collected in the field. In order to understand the scenario of national midwifery, we present the political and social elements involved in the geopolitics of giving birth in Brazil, and then locate in the gradient of knowledge the practices offered by midwives na tradição. We characterize the midwives in question, pointing out that they produce counter-hegemonic and decolonial practices of care. In this sense, we affirm that when approaching decolonial perspective, they construct resistance movements to modern/colonial logic, structuring breaking points to the dominant model of care in childbirth and postpartum. We identify that care na tradição was organized around three cosmological principles: spirituality, three-dimensionality and ancestry, as well as methodological aspects such as orality, popular education and rituals. These elements indicate that care na tradição reaffirms the ontological, epistemic and political difference of its work, thus serving to visualize and rescue traditional knowledge in the field of contemporary Brazilian obstetric health. Furthermore, we analyze the couples' trajectories in the moments before pregnancy, the discovery of pregancy, and in the search and choice for the care "that produced the most meaning", in the context of childbirth and postpartum, in the encounter with the civil registration system and in the comadrio relations. We argue that, despite the different itinerâncias, the choice to be cared for na tradição takes place, revealing individual projects as to how to give birth/birth, whose centrality is the autonomy and desire for the enrichment and singularity of the couples' perinatal experiences. However, by articulating itself to the decolonial collective project of care na tradição, the choice initially mediated by individualism became one that centralized the bond with the midwives, unfolding in the relationship of comadrio, whose basis was communitarianism. Therefore, we can see that the care itinerâncias woven by the couples and heard in this investigation, reveal interrelations between autonomy-enrichment-relationality, thereby forming a type of mixed individualism, whose connotations would be more relational, and can be understood as a relational individualism.
Palavras-chave: Parteira na Tradição
Cuidado
Decolonialidade
Itinerários de Cuidado
Comadrio
Noção de Pessoa
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: ISC-UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Saúde Coletiva - ISC
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC-ISC)
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37973
Data do documento: 19-Ago-2022
Aparece nas coleções:Dissertação (ISC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação-MARTA-CAMPOS-2022.pdf
Restrito até 2024-10-05
1,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons