Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37773
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPetronilho, Giuliane Aparecida-
dc.date.accessioned2023-09-06T10:46:12Z-
dc.date.available2023-09-06T10:46:12Z-
dc.date.issued2023-07-06-
dc.identifier.citationPETRONILHO, Giuliane Aparecida. Cenas rotineiras de trabalho análogo à escravidão e os letramentos necessários na educação antirracista. Salvador, 2023. 176 p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/37773-
dc.description.abstractThis descriptive, multidisciplinary research, allocated in Critical Applied Linguistics, hereinafter LAC, is a political agency that seeks to problematize the growing statistics of complaints about people in a situation of work analogous to slavery in Brazil, establishing relations between them and the need for teacher training, specifically, of professionals in the area of Portuguese Language, mother tongue, close to the areas of Human and Labor Law, as a way to enhance the processes of critical literacy, necessary for an anti-racist education and, therefore, citizen. Through the State of the Art, we will map the Catalog of Theses & Dissertations of CAPES, aiming to know the productions with this approach in LAC, in a time frame from 2019 to 2023. In line with the highlighted objective, the analysis of a multisemiotic text, the film "Seven prisoners" (fiction), in dialogue with Critical Pedagogy (FREIRE, 1987), the Analysis of Critical Discourse (VAN DIJK, 2012), the Decolonial Studies (QUIJANO, 2005), the Critical Racial Theory and Critical Racial Literacy (ALMEIDA; BATISTA, 2021); (FERREIRA, 2015); (CRENSHAW, 2002), without losing sight of the necessary dialogues with other authorities.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEscravidão contemporâneapt_BR
dc.subjectDireitos humanospt_BR
dc.subjectEducação antirracistapt_BR
dc.subjectLetramento racial críticopt_BR
dc.subject.otherContemporary slaverypt_BR
dc.subject.otherHuman rightspt_BR
dc.subject.otherAnti-racist educationpt_BR
dc.subject.otherCritical Racial Literacypt_BR
dc.titleCenas rotineiras de trabalho análogo à escravidão e os letramentos necessários na educação antirracistapt_BR
dc.title.alternativeRoutine scenes of work analogous to slavery and the necessary literacies in anti-racist educationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLINC) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLinguística, Letras e Artespt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociaispt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Terezinha Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7775806962551255pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Terezinha Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7775806962551255pt_BR
dc.contributor.referee2Sousa, Cristiane Maria Campelo Lopes Landulfo de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6375886094126580pt_BR
dc.contributor.referee3Roque-Faria, Helenice Joviano-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7779400159074129pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3878703239285500pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa descritiva, multidisciplinar, alocada na Linguística Aplicada Crítica, doravante LAC, é uma agência política que busca problematizar as crescentes estatísticas de denúncias acerca de pessoas em situação de trabalho análogo à escravidão, no Brasil, estabelecendo relações entre aquelas e a necessidade de uma formação docente, especificamente, dos profissionais da área de Língua Portuguesa, língua materna, aproximada das áreas dos Direitos Humanos e Trabalhista, como forma de potencializar os processos de letramentos críticos, necessários a uma educação antirracista e, por conseguinte, cidadã. Através do Estado da Arte, faremos um mapeamento no Catálogo de Teses & Dissertações da CAPES, visando a conhecer as produções com essa abordagem na LAC, num recorte temporal de 2019 a 2023. Em sintonia com o objetivo destacado, será feita a análise de um texto multissemiótico, o filme “Sete prisioneiros” (ficção), em diálogo com a Pedagogia Crítica (FREIRE, 1987), da Análise do Discurso Crítica (VAN DIJK, 2012), dos Estudos De(s)coloniais (QUIJANO, 2005), da Teoria Racial Crítica e Letramento Racial Crítico (ALMEIDA; BATISTA, 2021); (FERREIRA, 2015); (CRENSHAW, 2002), sem perder de vista as interlocuções com outras autorias que se fizerem necessárias.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGLINC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO - CENAS ROTINEIRAS DE TRABALHO ANÁLOGO À ESCRAVIDÃO - GIULIANE APARECIDA PETRONILHO.pdf4,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons