Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37282
Tipo: Dissertação
Título: Mãos que tecem, fios que compõem: a trama do exercício educativo-pedagógico no Mafro
Título(s) alternativo(s): Hands that weave, threads that compose: The plot of the educational-pedagogical exercise in mafro
Autor(es): Costa, Amélia Pereira
Primeiro Orientador: Cunha, Marcelo Nascimento Bernardo da
metadata.dc.contributor.referee1: Cunha, Marcelo Nascimento Bernardo da
metadata.dc.contributor.referee2: Teixeira, Maria das Graças de Souza
metadata.dc.contributor.referee3: Faria, Ana Carolina Gelmini de
Resumo: Esta pesquisa investigou o exercício educativo-pedagógico operacionalizado no Museu Afro- Brasileiro da Universidade Federal da Bahia (MAFRO) e objetivou pavimentar o caminho para a construção de um Programa Educativo e Cultural, bem como a estruturação do Setor. A metodologia de trabalho foi dividida entre pesquisa exploratória, para o levantamento documental e referencial teórico, e, após essa primeira etapa, empreendeu-se uma pesquisa qualitativa baseada no método construtivo-interpretativo, para identificar, analisar e responder as seguintes questões: o quê? (quais são as práticas do museu); porquê? (quais fatores contribuem para que seja assim) e como (como foi planejado e executado) se constituiu essa trajetória educacional. As análises foram empreendidas costurando as ferramentas de pensar, quais sejam: conceito de educação em sentido amplo; conceito de educação museal do IBRAM, as dimensões educativas e função educativa de Marcelle Pereira; a fruição e construção do discurso museal de Marcelo Cunha; e o habitus, o capital e o campo de Pierre Bourdieu, ao exercício educativo-pedagógico no Mafro, desde 1981, antes de sua inauguração, em 1982, quando o Museu começou a executar seu primeiro programa educativo, até o ano de 2018. O conceito de exposição educadora e a dimensão político-educativa dos museus são proposições desenvolvidas para pensar o Mafro e sua relação com a educação. A trajetória institucional é apresentada a partir dos fios que tecem as práticas educativas dentro do Museu; passando por importantes processos que foram gestados e executados ao longo das décadas e definiram seu perfil de atuação, servido de base para as proposições sugeridas para a construção de um Programa Educativo e Cultural para a instituição.
Abstract: Esta investigación analizó el ejercicio educativo-pedagógico realizado en el Museo Afrobrasileño de la Universidad Federal de Bahía (MAFRO) y tuvo como objetivo pavimentar el camino para la construcción de un Programa Educativo y Cultural, así como la estructuración del Sector. La metodología de trabajo se dividió entre investigación exploratoria, para el levantamiento documental y referencial teórico, y, luego de esta primera etapa, se emprendió una investigación cualitativa basada en el método constructivo-interpretativo, para identificar, analizar y responder las siguientes preguntas: ¿qué? (cuáles son las prácticas del museo); ¿por qué? (qué factores contribuyen a que esto sea así) y cómo (cómo se planeó y ejecutó) se constituyó esta trayectoria educativa. Los análisis se realizaron cosiendo las herramientas de pensamiento, a saber: el concepto de educación en sentido amplio; el concepto de educación en museos del IBRAM, las dimensiones educativas y la función educativa de Marcelle Pereira; la fruición y construcción del discurso museal de Marcelo Cunha; y el habitus, capital y campo de Pierre Bourdieu, al ejercicio educativo-pedagógico en Mafro, desde 1981, antes de su inauguración, en 1982, cuando el museo inició su primer programa educativo, hasta el año 2018. El concepto de La exhibición educativa y la dimensión político-educativa de los museos son proposiciones desarrolladas para pensar Mafro y su relación con la educación. Se presenta la trayectoria institucional a partir de los hilos que tejen las prácticas educativas al interior del museo; atravesando importantes procesos que fueron gestionados y ejecutados a lo largo de décadas y definieron su perfil de actuación, sirviendo de base a las propuestas sugeridas para la construcción de un Programa Educativo y Cultural para la institución.
Palavras-chave: Museu Afro-Brasileiro
Exercício educativo
Educação museal
Exposição educadora
Dimensão político-educativa
Programa Educativo e Cultural
Educación museal
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Museologia
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pos Graduacao em Museologia (PPGMUSEU) 
Tipo de Acesso: An error occurred on the license name.
metadata.dc.rights.uri: An error occurred getting the license - uri.
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37282
Data do documento: 5-Mai-2023
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMUSEU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação. Amelia Costa..pdf2,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.