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dc.creatorSantos, Elisabete de Jesus-
dc.date.accessioned2023-05-22T19:17:11Z-
dc.date.available2023-05-22T19:17:11Z-
dc.date.issued2022-11-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/37036-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsCC0 1.0 Universal*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectletramentopt_BR
dc.titleA alfabetização e letramento de pessoas jovens, adultas e idosas: revisão bibliográficapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1Alves, Rejane de Oliveira-
dc.contributor.referee1Alves, Rejane de Oliveira-
dc.contributor.referee2Siqueira, Sandra Maria Marinho-
dc.contributor.referee3Musial, Gilvanice Barbosa da Silva-
dc.creator.Latteshttps://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=ADA922A6E890DC848FDB4EA3FABC7925#pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo geral compreender o contexto histórico do processo de alfabetização e letramento dos/as educandos/as da EJA e da AJAI. O interesse de pesquisa tem o enfoque na alfabetização de pessoas jovens, adultas e idosas - AJAI, observando os retrocessos e avanços ao longo dos anos, a partir do olhar crítico de estudiosos/as da área. A questão central inspiradora dessa investigação científica é: Como se deu o processo de alfabetização e letramento dos/as educandos/as da EJA ao longo do tempo? Para essa investigação utilizou-se a metodologia bibliográfica, com a finalidade de buscar fundamentação para a compreensão do histórico da alfabetização de pessoas jovens, adultas e idosas no Brasil. Em especial, dialoga-se com autores/as como Paulo Freire que é um precursor de uma importante metodologia de alfabetização para educandos/as adultos e idosos; Magda Becker Soares com suas teorias de alfabetização e letramento; Ana Maria de Oliveira Galvão e Leôncio José Gomes Soares que tratam sobre o histórico da EJA no Brasil e outros autores/as que nos ajudam a compreender esse fenômeno sociohistórico e educacional. Como resultados percebe-se que, apesar da falta de investimento em políticas de alfabetização, é possível uma alfabetização emancipadora, conscientizadora e transformadora quando se considera o saber prévio do/a educando/a na sua ação educativa e se investe numa postura docente de encorajamento e acolhimento. E havendo políticas educacionais sérias, torna-se viável a oferta de uma alfabetização e escolarização de qualidade para todos/as. A conclusão deste trabalho é que para a alfabetização e letramento de pessoas jovens, adultas e idosas tenha uma ação educativa significativa é necessário ressignificar o objetivo de educá-los, a fim de promover uma formação integral do sujeito, dando o suporte necessário para que os que estão ali inseridos possam fazer o uso pleno do exercício da cidadania.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
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Brasília, UNESCO, 2008.pt_BR
dc.type.degreeLicenciaturapt_BR
dc.publisher.coursePEDAGOGIApt_BR
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