Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36993
Tipo: Dissertação
Título: APONTAMENTOS PARA UMA HISTÓRIA EVOLUTIVA DO MOVIMENTO: UMA COLABORAÇÃO COM AS QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS DA DANÇA
Autor(es): OLIVEIRA, ADRIANA DA SILVA
Primeiro Orientador: Katz, Helena Tania
metadata.dc.contributor.referee1: Katz, Helena Tania
metadata.dc.contributor.referee2: Bastos, Helena
metadata.dc.contributor.referee3: Machado_, Adriana Bittencourt
Resumo: O objeto de estudo desta dissertação se localiza na interseção entre Arte e Ciência, buscando estabelecer um diálogo entre a história evolutiva do movimento e a dança contemporânea. A história evolutiva do movimento possibilita entender que o movimento se especializa a partir de uma necessidade. Assim, é possível propor a existência de um movimento especializado denominado „movimento de dança‟. A percepção de que na constituição do „movimento de dança‟ ecoam traços que podem estar ligados à história evolutiva do movimento produziu a hipótese de que, além de um movimento especializado denominado „movimento de dança‟, existe também uma lógica de ações que pode ser chamada de „lógica de dança‟. A dança contemporânea é regida por uma lógica própria. Pensar sobre esta lógica organizativa desabilita as discussões que partem da associação entre movimento e deslocamento e entre dança e coreografia. Aqui se propõe que o „movimento de dança‟ não necessita estar sempre presente, pois o que regula a dança contemporânea é a sua lógica, e não a existência ou inexistência de passos de dança. Da pesquisa, aqui se apresenta uma primeira etapa, dedicada ao estudo da construção da motricidade humana e da relação movimento corpo. O objetivo consiste em formular, através do caminho evolutivo do movimento, um outro olhar, que desarticule dança e coreografia como sinônimos. Para tal, foi realizada uma revisão bibliográfica de cunho epistemológico sobre a relação entre movimento e corpo humano para fundamentar a existência do que aqui se nomeia de “movimento de dança” e "lógica de dança". Destacam-se estudiosos da Arte e da Ciência como Katz, Greiner, Lepecki, Vieira, Kirstein, Llinás, Alberts e Churchland, dentre outros. A dissertação se apóia no entendimento de que há uma co-dependência evolutiva entre corpo e ambiente, na qual o movimento é o requisito evolutivo para que este diálogo aconteça. Desta maneira, é possível enunciar que o movimento se torna corpo e o movimento de dança articula-se com mapas neuronais semelhantes aos que estabelecem o pensamento nesse corpo. Nesta perspectiva, torna-se possível investigar qual o pensamento que o movimento de dança articula.
Abstract: The object of tthis dissertation is located in the intersection between Art and Science and establishes a dialogue between the evolutive history of movement and contemporary dance. The evolutive history of movement makes possible to understand that the movement specializes itself when there is a necessity. Thus, it is possible to propose the existence of a specialized movement called „dance movement‟. The perception that the constitution of „dance movement‟ echoes traces attached to the evolutive history of movement produced the hypothesis that beyond a specialized movement called „dance movement‟, there is also an organized coherence of actions that can be called „dance logic‟. The Contemporary Dance has its own logic. Thinking about this organizative logic does not qualify the debates that come from the association between movement and displacement and between dance and choreography. The proposition here is that there is no need that „dance movement‟ should be always present, since that Contemporary Dance is regulated by its logic, and not through the existence or non-existence of dance steps. By now, it is the first stage of the research that is been presented. It is dedicated to the study of the construction of the human motricity and the relation between movement and body. The objective is to present an other perspective to the debate that enunciates dance and choreography as synonymous. The proposition of the existence of what is here called “dance movement” and “logic of dance” was based on a bibliographical revision under an epistemological matrix. Researchers as Katz, Greiner, Lepecki, Vieira Kirstein, Llinás, Alberts and Churchland were brought to the research among others. The dissertation is based on the co dependence between body and environment in which the movement plays the role of the evolutive requirement. These understandings enables to enunciate that movement embodies itself and that dance movement is articulated with neuronals maps similar to those maps that establish the thought in this body. In this perspective, it becomes possible to investigate the existence of a dance movement way of thinking.
Palavras-chave: história evolutiva do movimento
motricidade
co-evolução
movimento de dança/lógica de dança contemporânea
coreografia
CNPq: Dança
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Dança
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA)
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36993
Data do documento: 17-Dez-2008
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGDANCA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Adriana Oliveira.pdf1,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.