Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36746
Tipo: Dissertação
Título: A dança tribal na caravana Nordeste do Brasil: corpo mídias dançantes no reposicionamento de questões STÕES
Autor(es): Melo, Caique Silva
Primeiro Orientador: Silva, Márcia Virgínia Mignac da
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Márcia Virgínia Mignac da
metadata.dc.contributor.referee2: Moura, Gilsamara
metadata.dc.contributor.referee3: Katz, Helena Tania
Resumo: Esta dissertação teve por objeto de estudo a dança Tribal Fusion produzida na região nordeste do Brasil. Nesse sentido, apresentou como questão de pesquisa o modo como as artistas entendem a fusão das danças étnicas na concepção da Dança Tribal Fusion, sejam artistas que promovem e participam da Caravana Tribal Nordeste, ou outras artistas e pesquisadoras da região nordeste. A partir daí a Dança Tribal Fusion é analisada com vistas a chamar a atenção para a complexidade na abordagem de fusão no campo de pesquisa, com o interesse em questões que pareceram estar desapercebidas, a começar pela escolha do nome fusão para identificar a dança a qual se refere. A proposta é apontar à inadequação do uso dessa expressão, justamente por se tratar de um fenômeno que não cessa no ato de “fundir-se”. Neste sentido, parte-se do pressuposto que a criação em fusão, como um fenômeno da cultura, se dá por fluxos contaminatórios inestancáveis. A Caravana Tribal Nordeste constituiu-se no corpus da pesquisa, justamente porque suas dançarinas em suas criações se aproximam do que seja uma “Dança Fusão” em movência, que se difere de uma dança “fundida”. Além disso, a Caravana Tribal Nordeste dá visibilidade aos moveres locais e aparentemente contra hegemônicos, pois se contrapõe a uma tendência mercadológica que prioriza produções artísticas hegemonicamente estabelecidas. O referencial teórico prioriza a Teoria Corpomídia, das pesquisadoras Katz e Greiner (2005), uma vez que ajuda a entender o corpo que dança como mídia das trocas que ocorrem com ambiente. Além disso, mostra-se fundamental a contribuição de autores como BEZERRA (2017), VASCONCELOS (2019), OLIVEIRA (2019), ANDRADE (2011), SCHULZE (2013), HAN (2019) e WILLIAM (2019). A abordagem metodológica combina revisão bibliográfica, pesquisa de campo via aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas e a análise crítica das movências da Caravana Tribal Nordeste. E por fim, a pesquisa apresentou as obras artísticas de autorias de dançarinas da Caravana Tribal Nordeste, a fim de aproximar a abordagem teórica com as produções artísticas.
Abstract: This dissertation had as object of study the Tribal Fusion dance produced in the northeast region of Brazil. In this sense, it presented as a research question how artists understand the fusion of ethnic dances in the conception of Tribal Fusion Dance, whether artists who promote and participate in the Northeast Tribal Caravan (Caravana Tribal Nordeste), or other artists and researchers from the northeast region. From there, Tribal Fusion Dance is analyzed in order to draw attention to the complexity of the fusion approach in the research field, with an interest in issues that seemed to be unnoticed, starting with the choice of the fusion name to identify the dance to which it refers. The proposal is to point to the inadequacy of the use of this expression, precisely because it is a phenomenon that does not cease in the act of "merging". In this sense, it is assumed that fusion creation, as a phenomenon of culture, occurs by inestanáveis contaminatory flows. The Northeast Tribal Caravan was constituted in the corpus of research, precisely because its dancers in their creations approach what is a "Fusion Dance" in move, which differs from a "fused" dance. In addition, the Northeast Tribal Caravan (Caravana Tribal Nordeste) gives visibility to local movers and apparently against hegemonic, as it opposes a market trend that prioritizes hegemonically established artistic productions. The theoretical framework prioritizes the Corpomedia Theory, by the researchers Katz and Greiner (2005), since it helps to understand the body that dances as a media of exchanges that occur with environment. In addition, the contribution of authors such as BEZERRA (2017), VASCONCELOS (2019), OLIVEIRA (2019), ANDRADE (2011), SCHULZE (2013), HAN (2019) e WILLIAM (2019). The methodological approach combines bibliographic review, field research through the application of questionnaires and semi-structured interviews and the critical analysis of the mobiles of the Northeast Tribal Caravan (Caravana Tribal Nordeste). Finally, the research presented the artistic works of dancers of the Northeast Tribal Caravan, in order to approach the theoretical approach with artistic productions.
Palavras-chave: Tribal Fusion (Dança)
Caravana Tribal Nordeste
Teoria Corpomídia.
Dança moderna
Corpo como suporte na arte
Sentidos e sensações na arte
CNPq: DANÇA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Dança
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA)
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36746
Data do documento: 18-Nov-2022
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGDANCA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertaçãoo_Caique_Melo_25.01.2023.pdf1,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.