Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36653
Tipo: Dissertação
Título: O lugar de fala das mestras: espaços de experiência social, temporal, simbólica e de resistência artística
Autor(es): santosbarros, Alcinéia Soares dos
Primeiro Orientador: Paixão, Maria de Lurdes Barros da
metadata.dc.contributor.referee1: Paixão, Maria de Lurdes da
metadata.dc.contributor.referee2: Conrado, Amélia Vitória de Souza
metadata.dc.contributor.referee3: Santos, Inaycira Falcão dos
Resumo: O presente estudo se propõe a abordar o protagonismo de mulheres que ocupam o papel de mestras das Danças Populares Afrodiaspóricas, enfatizando seu lugar de fala, entendido aqui como a tomada de consciência do papel dos sujeitos nas lutas, se protagonista ou coadjuvante no âmbito do debate social. Trata-se de uma pesquisa destinada a discutir as relações de gênero no contexto da cultura popular a partir do questionamento do número reduzido de mestras nos folguedos e demais manifestações culturais populares no âmbito da Dança e das provocações feministas propostas pelas mestras interlocutoras, Janja, precursora do feminismo angoleiro e Mestra Joana precursora do Movimento feministas do Baque Virado. O referencial teórico-metodológico da pesquisa tem como bases os estudos etnográficos e a netnografia, visando abarcar o caráter exploratório da pesquisa. Os estudos propostos se assentam nas epistemologias da Cultura Popular, compreendida como um espaço de produção de saberes e fazeres das classes populares no Brasil, composta majoritariamente por uma população negra. As relações de gênero apresentadas nesta pesquisa são conduzidas a partir da perspectiva do feminismo negro, reconhecendo as interconexões entre raça, classe, gênero, assim, o presente estudo abarca os estudos interseccionais. Espera-se com essa pesquisa fomentar o debate a favor da participação de mulheres na candidatura ao posto de mestra, e enfatizar sua contribuição no ativismo cultural, visando diminuir os efeitos da falta ou não gerenciamento das políticas públicas no setor cultural e demais áreas sociais. Ressaltar o papel das mestras nesse embate é de extrema relevância, em virtude do legado que será transmitido às gerações futuras.
Abstract: The present study investigates the protagonism of women who occupy the role of masters of Afrodiasporic Popular Dances, emphasizing their place of speech, understood here as the awareness of the role of women in their struggles and agendas within the social debate. This research aims at discussing gender relations in the context of popular culture, starting from the questioning of the reduced number of masters in folguedos and other popular cultural manifestations in the field of dance and the feminist provocations proposed by the interlocutor masters, Janja, precursor of Angoleiro feminism, and Mestra Joana, precursor of feminism in Maracatu do Baque Virado. The theoretical and methodological referential of the research is based on ethnographic studies and netnography, aiming to cover the exploratory nature of the research. The proposed studies are based on the epistemologies of Popular Culture, understood as a space of production of knowledge and actions of the popular classes in Brazil, composed mostly by a black population. The gender relations presented in this research are conducted from the perspective of Black feminism, recognizing the interconnections between race, class, gender, thus, the present study embraces intersectional studies. It is hoped with this research to foster the debate in favor of women's participation in the candidacy for the post of master, and to emphasize their contribution in cultural activism, aiming to diminish the effects of the lack or non-management of public policies in the cultural sector and other social areas. Highlighting the role of women as masters in this struggle is extremely relevant, due to the legacy that will be passed on to future generations.
Palavras-chave: Arte e sociedade
Lugar de Fala
Sexismo na Capoeira
Mulher na cultura popular
Cultura popular - Aspectos sociais
Maracatu
CNPq: Dança
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Dança
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA)
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36653
Data do documento: 14-Dez-2022
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGDANCA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Alcinéia Soares.pdf2,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.