Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36485
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCerqueira, Jaqueline de Santana-
dc.date.accessioned2023-01-13T14:12:07Z-
dc.date.available2023-01-13T14:12:07Z-
dc.date.issued2022-12-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/36485-
dc.description.abstractThe Covid-19 pandemic was a decisive factor for educational institutions to have that, immediately and compulsorily, organize itself to offer teaching alternatives during the confinement period, mainly from digital solutions. THE This course conclusion work, therefore, aims to understand the movements carried out by the Federal University of Bahia (UFBA) during the period of physical isolation caused by the COVID-19 pandemic. The study was of a nature qualitative. As a research tool, queries were made to the official UFBA websites, National Congress, National Council of Education, Ministry of Education, with the purpose of mapping and analyzing the legislative documentation published by such institutions. The results show that UFBA sought to carry out actions, supported by in publications of norms and ordinances, to develop a singular semester in its history, from remote emergency teaching mediated by Technologies Digital Information and Communication (TDIC). The intention was to keep the university active but safe for everyone. We conclude that considering the originality of the pandemic scenario and physical isolation, the university was able to institute the extra semester. However, limitations were observed regarding the formation of teachers in TDIC, which was non-existent or lightened, students in conditions of economic vulnerability who were unable to participate in activities academic, as well as administrative technicians who did not have full conditions of perform the activities planned by the university.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.subjectEnsino remoto emergencialpt_BR
dc.subjectTecnologia digitalpt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.titleSemestre Letivo Suplementar 2020 na UFBA: uma análise documental.pt_BR
dc.title.alternativeSupplementary Academic Semester 2020 at UFBA: a documental analysis.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências humanaspt_BR
dc.contributor.advisor1Pretto, Nelson de Luca-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1504621070252946pt_BR
dc.contributor.referee1Pretto, Nelson De Luca-
dc.contributor.referee2Silva, Lilian Bartira Santos-
dc.contributor.referee3Teixeira, Ana Regina-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6242274014406141pt_BR
dc.description.resumoA pandemia da Covid-19 foi fator decisivo para que instituições educacionais tivessem que, imediata e compulsoriamente, se organizar para oferecer alternativas de ensino durante o período de confinamento, sobretudo, a partir de soluções digitais. O presente trabalho de conclusão de curso, portanto, tem por objetivo compreender os movimentos realizados pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) durante o período de isolamento físico causado pela pandemia da COVID-19. O estudo foi de natureza qualitativa. Como instrumento de pesquisa foram consultas aos sites oficiais UFBA, Congresso Nacional, Conselho Nacional de Educação, Ministério da Educação, com a finalidade de mapear e analisar a documentação legislativa publicada por tais instituições. Os resultados demonstram que a UFBA buscou realizar ações, apoiado em publicações de normas e portarias, para desenvolver um semestre singular em sua história, a partir do ensino remoto de emergência mediado por Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). A pretensão era manter a universidade ativa, mas de modo seguro para todos. Concluímos, que considerando o ineditismo do cenário pandêmico e o isolamento físico a universidade conseguiu instituir o semestre suplementar. Contudo, foram observadas limitações quanto à formação dos professores em TDIC, que foi inexistente ou aligeirada, estudantes em condições de vulnerabilidade econômica que não tinham condições de participar das atividades acadêmicas, bem como técnicos administrativos que não tinham totais condições de executar as atividades previstas pela universidade.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.type.degreeLicenciaturapt_BR
dc.publisher.coursePEDAGOGIA - NOTURNOpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-Jaqueline Cerqueira-VERSÃO FINAL.pdf898,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons