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Tipo: Dissertação
Título: Ser PIBID em geografia da UFBA: da política pública às experiências formativas
Título(s) alternativo(s): Being PIBID in geography of UFBA: from public policy to formative experiences
Autor(es): Santos, João Manoel Nascimento dos
Primeiro Orientador: Alves, Grace Bungenstab
metadata.dc.contributor.referee1: Alves, Grace Bungenstab
metadata.dc.contributor.referee2: Costella, Roselane Zordan
metadata.dc.contributor.referee3: Meireles, Mariana Martins de
Resumo: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) foi criado no ano de 2007, ainda em fase experimental, mais tarde foi expandido e se consolidou enquanto uma política pública federal de formação inicial docente, voltado as diversas áreas do saber. A estrutura do programa articula universidade e escola básica com foco na valorização e incentivo da licenciatura, contribuindo com a práxis no processo formativo, e oportunizando perspectivas distintas de universidade, escola básica, espaço e do sujeito sobre si. Embora demonstre grande sucesso neste processo, o programa tem sido alvo constante de ataques e processos de “modernização”, ainda pouco discutidos e avaliados. Nosso objetivo foi investigar os atravessamentos do programa, no contexto das licenciaturas enquanto política pública e sua dimensão formativa para cada sujeito, a partir dos questionamentos sobre qual o papel e a importância que o PIBID tem nos contextos da formação de professores e nas subjetividades dos sujeitos? Como as modificações impostas ao programa têm afetado seu desenvolvimento? Na tentativa de respondê-las, buscamos os impactos do PIBID no campo da formação docente e na constituição de experiências formativas de ex-bolsistas do subprojeto Geografia. Através de uma abordagem dialética, iniciamos com a realização de uma pesquisa documental (re)significando politicamente a trajetória do PIBID, analisando, discutindo e comparando os editais 61/2013 e 07/2018, e relatórios de estudantes do subprojeto Geografia do PIBID-UFBA, também compreendidos neste período, buscando identificar impactos e mudanças na transição dos processos de “modernização”. Com a análise compreensiva-interpretativa nos aproximamos dos sentidos e significados das experiências formativas de ex-bolsistas no subprojeto Geografia do PIBID-UFBA para tornar-se/ser docente, utilizando da abordagem de experiência do método (auto)biográfico, com narrativas. Através do cruzamento das abordagens evidenciamos as potencialidades e limitações do PIBID. Ao longo da pesquisa, identificamos que a “modernização” realizada em 2017 representou um alinhamento do programa com a reforma empresarial da educação vigente em nosso país. Os relatórios de bolsista de iniciação à docência não apresentam grandes rupturas ou descontinuidades, e corroboram a racionalidade dominante no programa, com ênfase na prática em ambos os editais. Observamos, com ex-bolsistas, experiências formativas que se cruzam em nossas subjetividades, com narrativas que evidenciam regularidades, irregularidades, e o surpreendente ao inesperado, no PIBID e na vida como um todo. Concluímos que as múltiplas dimensões evidenciam que nós e o PIBID estamos em formação, no constante vir a ser. Devemos lutar por modificações futuras que concretizem no PIBID os sonhos políticos da nossa classe profissional, e contribuam para processos transformadores mais profundos em cada sujeito que o constrói, e consequente na sociedade que nos integra.
Abstract: Institutional Program for Scholarships for Beginner Teachers in Brazil (PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) was created in 2007 as an experimental phase. It was later expanded and consolidated as a federal public policy for initial teacher training, including various areas of knowledge. The program's structure articulates university and elementary school with a focus on valuing and encouraging the degree, contributing to the praxis in the training process, and providing opportunities for different perspectives of university, elementary school, space, and their self. Although it demonstrates significant success in this process, the program has been a constant target of attacks and modernization processes of education, still little discussed and evaluated. Our goal was to investigate the PIBID as a public policy and formative dimension for each subject and their crossings. From the questions about the program's role and importance for teacher training and the person subjectivities? How have the modifications imposed on the program affected its development? To answer them, we looked for the impacts of PIBID on teacher training and the formation of formative experiences of ex- scholarship holders of the Geography subproject. Through a dialectical approach, we started with documental research (re)signifying politically the trajectory of PIBID, analyzing, discussing, and comparing public notices 61/2013 and 07/2018, and student reports from the subproject Geografia do PIBID-UFBA, also included in this period, seeking to identify impacts and changes in the transition of the modernization processes. With the comprehensive-interpretative analysis, we approach the senses and meanings of the formative experiences of ex-scholarship holders in the subproject Geography of PIBID-UFBA to become/be a teacher, using the experience approach of the (auto)biographical method with narratives. Through crossing procedures, we highlight the potential and limitations of PIBID. Throughout the research, we identified that the modernization carried out in 2017 represented an alignment of the program with the liberal education reform in our country. The analysis of the reports of teaching initiation scholarship did not show significant ruptures or discontinuities, demonstrating the dominant rationality in the program, with an emphasis on practice in both calls for proposals. We observe, with former scholarship holders, formative experiences that intersect in our subjectivities, with narratives that show regularities, irregularities, and the surprising to the unexpected in PIBID and life as a whole. We conclude that the multiple dimensions show that we and PIBID are in formation, in the constant coming into being. We must fight for future changes that materialize in PIBID the political dreams of our professional class and contribute to deeper transformative processes in each subject that builds it and, consequently, in the society that integrates us.
Palavras-chave: Política Pública Educacional
Reforma Empresarial da Educação
PIBID -- Geografia
Formação Docente
Narrativas
Universidade Federal da Bahia -- PIBID
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Geociências
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Geografia (POSGEO) 
Citação: SANTOS, João Manoel Nascimento dos. Ser PIBID em geografia da UFBA: da política pública às experiências formativas. 2022. 149 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) Instituto de Geociências, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Ba, 2022.
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36355
Data do documento: 5-Ago-2022
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