Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36300
Tipo: Dissertação
Título: A dança do pagode baiano na escola: o corpo negro periférico e sua intersecção nesses contextos
Autor(es): Santos, Everton Bispo dos
Primeiro Orientador: Conrado, Amélia Vitória de Souza
metadata.dc.contributor.referee1: Conrado, Amélia Vitória de Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Assis, Thiago Santos de
metadata.dc.contributor.referee3: Mattos, Ivanilde Guedes de
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo potencializar o entendimento da dança do pagode baiano enquanto mote gerador de discussões e abordagens artístico-educativas, preocupado com o corpo negro no cenário escolar. A problemática central apresenta a seguinte questão: Como o pagode baiano apresenta possibilidades para o ensino da dança nas escolas públicas de Salvador, compreendendo as narrativas do corpo negro periférico? Trazemos como referencial teórico-metodológicos os(as) seguintes autores(as): Mattos, para tratar da perfomance do pagode baiano no contexto escolar; Freire, pensando em uma educação focada nos oprimidos; Dewey, para compreender a relação entre experiência e educação; Marques, a fim de refletir sobre um ensino de dança crítico e transformador, e também Ribeiro, para pensar o lugar de fala, especialmente, do corpo negro. Nos apoiamos ainda na metodologia etnográfica, pelo viés da dança, apresentada por Dantas. Os resultados apontam para a visibilização da história do pagode baiano, pelo olhar de artistas da dança; um reconhecimento valorativo dessa dança enquanto conhecimento artístico educativo que dialoga com diversas temáticas; e a contribuição epistemológica para as áreas da educação e da dança. Com isso, concluímos que esse estudo se faz necessário por ser uma importante ação pioneira no que tange a investigação específica da dança do pagode baiano na Universidade, junto a oferecer ferramentas para professores de dança e de outras áreas que desejem trabalhar com essa vertente, e ainda por se relacionar com o contexto e a realidade de crianças e adolescentes de escola pública.
Abstract: This research aims to enhance the understanding of baiano pagode dance as a motto for artistic-educational discussions and approaches, concerned with the black body in the school scenario. The central problem poses the following question: How does pagode baiano present possibilities for the teaching of dance in the public schools of Salvador, including the narratives of the black peripheral body? Our theoretical and methodological framework is based on the following authors: Mattos, to deal with the performance of pagode baiano in the school context; Freire, thinking about an education focused on the oppressed; Dewey, to understand the relationship between experience and education; Marques, in order to reflect on a critical and transformative dance teaching, and also Ribeiro, to think about the place of speech, especially, of the black body. We also used the ethnographic methodology, through dance, presented by Dantas. The results point to the visibility of the history of pagode baiano, through the eyes of dance artists; to the recognition of this dance as an artistic-educational knowledge in dialogue with various themes; and to the epistemological contribution to the fields of education and dance. Therefore we conclude that this study is necessary because it is an important pioneering work in the specific research of the dance of pagode baiano at the University. It also offers tools for dance teachers and teachers of other disciplines who want to work with this style.
Palavras-chave: Dança - Pagode
Dança na escola
Dança na educação - Aspectos sociais
Negros - Educação
Negros - Identidade racial
CNPq: Dança
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Dança
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD) 
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36300
Data do documento: 27-Mai-2022
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGDANCA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Everton Bispo.pdf1,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.