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Tipo: Tese
Título: Carnaval do Nordeste de Amaralina: um estudo sobre um carnaval de bairro em Salvador, Bahia, Brasil
Título(s) alternativo(s): Nordeste de Amaralina Carnival: a study about a neighbourhood carnival in Salvador, Bahia, Brazil
Autor(es): Silva, Laurisabel Maria de Ana da
Primeiro Orientador: Lühning, Angela Elisabeth
metadata.dc.contributor.referee1: Lühning, Angela Elisabeth
metadata.dc.contributor.referee2: Montardo, Deise Lucy Oliveira
metadata.dc.contributor.referee3: Araujo, Rosangela Janja Costa
metadata.dc.contributor.referee4: Cunha, Silvio Humberto dos Passos
metadata.dc.contributor.referee5: Treece, David Helier
Resumo: Carnavais são diversos onde acontecem e essa diversidade é expressa pelos grupamentos que os organizam de formas variadas pelas ruas das cidades brasileiras, guiadas por fatores sociais, econômicos, políticos e filosóficos particulares a cada um dos lugares onde ocorrem. O presente trabalho busca contribuir para as reflexões sobre esta festa representativa do imaginário de identificações brasileiras através do estudo sobre o carnaval realizado no bairro do Nordeste de Amaralina, bairro da cidade de Salvador, estado da Bahia, Brasil. A festa ocorre geralmente no mês de fevereiro e o recorte temporal desse trabalho se estende desde a década de 1950, época em que o bairro conheceu um aumento populacional significativo até os dias atuais, quando os festejos carnavalescos do bairro assumem outras feições com a presença de mini-trios elétricos e a onipresença dos desejos organizacionais, estéticos e sonoros das/os moradoras/ores desse bairro popular localizado na Orla Marítima soteropolitana. A pesquisa foi construída sustentada em metodologias características das pesquisas qualitativas, utilizando entrevistas, conversas informais, fotografias e vídeos colhidas durante pesquisa de campo e entrevistas e artigos coletados em diversos veículos de comunicação, principalmente o portal de notícias do bairro o Nordesteusou, hospedado em uma página virtual. Além de outros canais digitais, tais como redes sociais, blogs e redes de compartilhamento de vídeos e fotografias, o que demonstra a importância do ambiente virtual para esta composição, foram consultados arquivos virtuais, importantes no momento em que os trabalhos de consulta em arquivos de maneira presencial foram interrompidos pelo decreto de pandemia de vírus corona, e após a retomada gradual e consequente reabertura desses espaços nos arquivos físicos de algumas instituições. A tese busca compreender o que torna esse carnaval de bairro singular e como nele estão espelhadas invisibilidades históricas do bairro e de suas questões estruturais e de seus carnavais e sonoridades frente aos dos outros lugares de festa na cidade. O trabalho se baseará cinco eixos discursivos: uma breve análise da história da constituição do bairro e da construção de seu carnaval; uma análise das motivações e bases de sustentação de carnavais, principalmente dos carnavais realizados em Salvador, com elementos comparativos com outros desses eventos em outras cidades e países; a importância sonora do samba para a transformação do carnaval do Nordeste de Amaralina em um território sonoro e icônico, onde são performados discursos geracionais, de gênero e de raça; uma discussão sobre o trabalho das mulheres no carnaval do bairro e suas conexões com a luta por nossos direitos e de outras minorias políticas; e finalmente uma reflexão sobre como a administração pública se apresenta para parceria na organização dos festejos após sua oficialização em 2016.
Abstract: Carnivals are diverse where they take place, and this diversity is expressed by the groups that organize them in different ways through the streets of Brazilian cities. These performances are guided by social, economic, political, and philosophical factors particular to each place where they occur. The present work proposes to contribute to the reflections about these representative festivities of the imaginary of Brazilian identifications through the study of the carnival held in the Nordeste de Amaralina, neighbourhood of the city of Salvador, state of Bahia, Brazil. The party usually takes place in February and the time frame of this work extends from the 1950s, when the locality experienced a significant population increment to the present day, when the neighbourhood’s carnival festivities took on other features, with the presence of electric mini-trios and the omnipresence of organizational, aesthetic and sonorous desires of the residents of this popular neighbourhood located on the Salvador seafront. The research was built based on methodologies characteristic of qualitative research, using interviews, informal conversations, photographs, and videos collected during field research; also, it was used interviews and articles collected in various media sites, especially the Nordesteusou neighbourhood news portal, hosted in a virtual page. In addition, other digital channels, such as social networks, blogs, videos, and photos hosted into sharing networks are important to frame this text demonstrating the importance of the virtual environment for this composition. Virtual files were consulted which are important at the time when the presential fieldwork in archives were interrupted by the corona virus pandemic decree, and after the gradual resumption and consequent reopening of these spaces physical archives of some institutions was included. The thesis seeks to understand what makes this neighbourhood carnival unique and how historical invisibilities of the neighbourhood, structural issues and its carnivals and sonorities compared to other party places in the city are mirrored in. Also, the thesis will be based on five discursive axes: a brief analysis of the history of the Nordeste de Amaralina constitution and the construction of its carnival; an analysis of the motivations and bases of support for carnivals, mainly carnivals held in Salvador, with comparative elements with others of these events in other cities and countries; the samba sound importance for the transformation of the carnival in the Nordeste de Amaralina into a sonorous and iconic territory, where generational, gender and racial discourses are performed; a discussion of women's work in the neighbourhood carnival and its connections with the struggle for our rights and those of other political minorities; and finally a reflection on how the public administration presents itself for partnership in the organization of Nordeste de Amaralina carnival after its officialization in 2016.
Palavras-chave: Etnomusicologia
Carnavais
Música Popular
Samba
Políticas Públicas
Festas Populares
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Música
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS)
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36085
Data do documento: 31-Mar-2022
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