Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35898
Tipo: Dissertação
Título: Projeto de letramento negritude do poder: anúncios publicitários e a (des)construção de identidadedos dos estudantes de Açuzinho - Bahia
Autor(es): Oliveira, Daiane de Oliveira
Primeiro Orientador: Souza, Ana Lúcia Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Ana Lúcia Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Simone Bueno Borges da
metadata.dc.contributor.referee3: Jovino, Ione da Silva
Resumo: Esta pesquisa, exigência do Mestrado Profissional ProfLetras-UFBA, foi materializada em um projeto de letramento voltado para o ensino de leitura de textos publicitários, envolvendo professora e estudantes do 9º ano, a maioria negras e negros, que estudam na Escola Municipal João Pereira Vasconcelos, localizada no Açuzinho/BA – comunidade litorânea periférica próxima à Praia do Forte - região praiana e turística na Linha Verde. O projeto em foco tratou a leitura concebida como um ato coletivo, social e centrada em formar leitores-autores, capazes de construir sentido e significado para a vida em sociedade e em sua extensão conjugou o estudo da língua como ação e prática social e a reeducação das relações raciais em atendimento a Lei 10639/03, que altera a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) e inclui no currículo oficial dos estabelecimentos de ensino básico das redes públicas e privadas do país a obrigatoriedade de estudo da temática da história e cultura afro-brasileira. Notadamente, os espaços destinados à população negra na publicidade ainda estão associados a discursos que veiculam imagens e ideias negativas, estereotipadas, reforçando o estigma a desvalorização de um segmento social e sustentando o racismo que ainda estrutura a sociedade em que vivemos. A pesquisa teve seu aporte teórico ancorado, principalmente, nas contribuições dos estudos sobre letramentos, de Kleiman (2007), Rojo(2012), Souza(2011), sobre identidade e questões raciais de Hall (2016), Gomes (2008), Munanga(2001) e sobre publicidade de Carvalho (2003), Borges (2012) e Kellner (2001). Metodologicamente, mais do que falar dos sujeitos envolvidos, essa investigação pretendeu falar com eles, favorecendo o diálogo, como ensina Paulo Freire (1980, 1996). As atividades aplicadas em sala, sempre problematizadoras favoreceram a ressignificação das imagens e sentido dos textos publicitários, segundo a vivência dos estudantes, ampliando sua visão sobre si mesmos e sobre o mundo que os cerca, colocando sob suspeita as concepções racistas e sexistas, ajudando-os a construir outras identidades sociais.
Abstract: This research, required by the Professional Master’s Degree ProfLetras-UFBA, was materialized in a lettering project destined to the teaching of advertising texts reading. The project included a teacher and mostly black 9th grade students who study at Escola Municipal João Pereira Vasconcelos located in Açuzinho/BA, a coast peripheral community near Praia do Forte which is a touristic region at Linha Verde. The target project treated reading perceived as a joint and social act centered in educating author-readers who are capable of creating meaning and significance to their life in society. In extension, it adjoined the study of the language with social praxis and reeducation of social relations in accordance with Law 10639/03. A law which amends the LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) and includes in the basic education official curriculum of the public and private schools of the country the study of the afro-Brazilian history and culture as mandatory. Noticeably, the designed spaces to the black population in publicity are still associated with discourses which convey negative and stereotyped images and ideas which reinforce the devaluation of one social group and fortify the racism that still organize the society we live. The research had its theoretical framework mainly tightened to the lettering studies contributions from Kleiman (2007), Rojo (2012) and Souza (2011) about identity, from Hall (2016), Gomes (2008) and Munanga (2001) about racial questions and from Carvalho (2003), Borges (2012) and Kellner (2001) about publicity. Methodologically, more than to talk about the individuals involved, this investigation intended to talk to them, fomenting the dialogue, as teaches Paulo Freire (1980, 1996). The always-problematizing activities applied in class propitiated the reconstruction of the images and meaning of publicity texts, according to the experience of the students. Which came to broaden their view about themselves and about the world that surround them putting under suspect racist and sexist conceptions, helping them to build another social identities.
Palavras-chave: Letramento
Identidade
Textos publicitários
Negritude
Leitura
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de Mestrado Profissional em Letras - (PROFLETRAS) 
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35898
Data do documento: 26-Jan-2018
Aparece nas coleções:Dissertação (PROFLETRAS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Memorial Profletras Daiane Oliveira.pdfDAIANE DE OLIVEIRA OLIVEIRA2,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.