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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O gênero da pedagogia: o estado da arte na FACED/UFBA (2000 - 2012)
Autor(es): Menezes, Augusto César Santos
Autor(es): Menezes, Augusto César Santos
Primeiro Orientador: Vanin, Iole Macedo
metadata.dc.contributor.referee1: Vanin, Iole Macedo
metadata.dc.contributor.referee2: Cunha, Maria Couto
metadata.dc.contributor.referee3: Araujo, Rosangela Janja Costa
Resumo: Realizar uma análise sobre o processo de feminização do curso de pedagogia, bem como as implicações deste na educação e no mercado de trabalho é o objetivo principal deste trabalho. Para tanto, realizei uma pesquisa de cunho bibliográfico esquadrinhando a biblioteca da FACED sobre as produções acadêmicas acerca do tema, bem como as leis que regem o sistema educacional. Baseado em palavras chaves como gênero, pedagogia, feminização da pedagogia e história da educação feminina, busquei dialogar sobre questões como o papel da mulher na ciência, o gênero na educação e o feminismo nas questões curriculares e das políticas públicas. O procedimento de coleta utilizado foi o fichamento bibliográfico tendo a natureza da investigação uma pesquisa descritiva e o procedimento de análise a partir da definição de categorias que reuniu subconjuntos que nortearam esta monografia. Desta forma, utilizei conceitos de autoras como Beauvoir (1967), Louro (2003), Souza (2003), Yannoulas (2011), dentre outros. Este trabalho está estruturado em três capítulos, e ao final destes, conclui-se que o processo de feminização da educação possui aspectos marcados por ideologias machistas, no qual as mulheres tinham seus direitos suprimidos, o que acarretou em lutas por direitos iguais que levaram a uma nova configuração da ótica social sobre o ensino, bem como a emergência da sociedade em discutir a questão de gênero nas escolas.
Abstract: The main objective of this work is to carry out an analysis on the process of feminization of the pedagogy course, as well as its implications for education and the job market. To do so, I carried out a bibliographic research by scanning the FACED library on academic productions on the subject, as well as the laws that govern the educational system. Based on key words such as gender, pedagogy, feminization of pedagogy and the history of female education, I sought to dialogue on issues such as the role of women in science, gender in education and feminism in curricular and public policy issues. The collection procedure used was the bibliographic file, having the nature of the investigation a descriptive research and the analysis procedure from the definition of categories that brought together subsets that guided this monograph. In this way, I used concepts from authors such as Beauvoir (1967), Louro (2003), Souza (2003), Yannoulas (2011), among others. This work is structured in three chapters, and at the end of these, it is concluded that the process of feminization of education has aspects marked by sexist ideologies, in which women had their rights suppressed, which resulted in struggles for equal rights that led to a new configuration of the social perspective on teaching, as well as the emergence of society in discussing the issue of gender in schools.
Palavras-chave: Educação
Faculdade de Educação
Feminização
Gênero
História da educação feminina
Pedagogia
CNPq: Educação
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34843
Data do documento: Set-2013
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