Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34794
Tipo: Tese
Título: Agora eu era, agora eu sou: Poética de encenação com crianças performadoras
Título(s) alternativo(s): Now I was, now I am: the poetics of staging with the performing children
Maintenant je l'étais, maintenant je le suis: poétique de la mise en scène avec des enfants artistes-interprètes
Autor(es): Rodrigues , Débora Cristina Paes Landim de Almeida
Primeiro Orientador: Marfuz, Luiz César Alves
metadata.dc.contributor.referee1: Rangel, Sonia Lucia
metadata.dc.contributor.referee2: Brandão, Ana Elisabeth Simões
metadata.dc.contributor.referee3: Cidreira, Renata Pitombo
metadata.dc.contributor.referee4: Alcântara, Paulo Henrique Correia
Resumo: “Agora Eu Era, Agora Eu Sou: Poética de encenação com crianças performadoras” é um estudo interdisciplinar e multirreferencial realizado em diferentes níveis de investigação e se concentra nos esforços em compreender, revelar, ressignificar e investigar, pela via poético-reflexiva, procedimentos e princípios geradores da criação; aqueles que, em especial, a partir da experiência do vivido, mostram-se importantes no fazer teatro com e para crianças, atividade que a pesquisadora-educadora-artista desenvolve em um trajeto de mais de 25 anos, iniciado em 1995. Nesse sentido, a tese adquire característica de pesquisa participativa, com a pesquisadora inserida no campo de seu objeto de investigação. No traçar da poética de encenação proposta, traz como objetivos específicos a elaboração de acepções sobre os sujeitos-crianças nas dimensões psico-bio-físico-cultural; sobre a arte e a imaginação; e apresenta e investiga processos de criação cênica com e para crianças. São analisados os espaços-territórios da experiência poética que, em circunstâncias diferenciadas, constituíram o itinerário metodológico, a saber: O Teatro Vila Velha; o Centro Educacional pela Arte Hora da Criança; o Centro de Pesquisa Moinhos Giros de Arte Cultura e Comunicação; e a Companhia Novos Novos, objeto poético da pesquisa na investigação dos processos criativos cênicos com crianças no palco e na plateia.
Abstract: “Now I was, now I am: the poetics of staging with the performing children” is an interdisciplinary and a multi-referential study in different levels of investigation it focuses on efforts to understand, reveal, resignify, and investigate through the poetic-reflective way, procedures and principles that generate creation which, based on the experience lived, show themselves to be important for doing theater with and for children, an activity that the researcher-educator-artist develops over a 25-year journey: from 1995 to 2020. In this sense, this thesis acquires characteristics of participatory research, with the researcher inserted in the field of her object of investigation. In tracing the proposed poetics of staging,it shows as specific objectives the elaboration of meanings about the subject-children in the psycho-bio physical-cultural dimensions; about art and imagination; and it presents and investigates scenic creation processes with and for children. The spaces-territories of the poetic experiences are analyzed and, in differentiated circumstances, constituted the methodological itinerary, namely: The Vila Velha Theater, the Art Education Center Hora da Criança; the Research Center Moinhos Giros of Art, Culture, and Communication; and the theater group Companhia Novos Novos, the poetic object of the research in the investigation of scenic creative processes with children on stage and in the audience.
Palavras-chave: Teatro Infantojuvenil; Processos artístico-educativos; Imaginação; Pedagogia de Encenação; Emancipação; Jogo.
Children’s Theater; Artistic-Educational Processes; Imagination; Staging Pedagogy; Emancipation; Game.
Théâtre pour enfants et jeunes; Processus artistique-éducatif; Imagination; Pédagogie de la mise en scène; Émancipation; Jeu.
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::DIRECAO TEATRAL
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::INTERPRETACAO TEATRAL
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::DRAMATURGIA
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Teatro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC)
Citação: Rodrigues, Débora Cristina Paes Landim de Almeida. Agora eu era, agora eu sou: poética de encenação com crianças performadoras, 273 f.: il. 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34794
Data do documento: 28-Out-2021
Aparece nas coleções:Tese (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Agora eu era, agora eu sou....pdfTese Débora C. Paes Landim A. Rodrigues4,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.