Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34670
Tipo: Dissertação
Título: Vídeos em sala de aula: produções colaborativas no contexto da cibercultura
Autor(es): Oliveira, Jessica Chagas
Primeiro Orientador: Couto, Edvaldo Souza
metadata.dc.contributor.referee1: Couto, Edvaldo Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Jaqueline Souza de
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Ana Elisa Drummond Celestino
Resumo: As tecnologias digitais, presentes no cotidiano das pessoas, nos auxiliam no cumprimento de diversas tarefas e podem favorecer também o processo de ensino e aprendizagem de estudantes dentro das instituições de ensino. A facilidade de acesso e os usos dos dispositivos portáteis fazem com que diversas pessoas diariamente produzam conteúdos e divulguem em suas redes digitais de socialização. Desse modo, a produção de conteúdos digitais, sejam eles fotos, vídeos, textos ou áudios, se tornou um hábito na sociedade. Aproveitar algo que é do conhecimento dos estudantes a favor da sua aprendizagem pode tornar a produção de conhecimento mais prazerosa e intelectualmente estimulante para os estudantes. Nesse contexto o objetivo da dissertação foi analisar os processos e as produções de vídeos realizados por um grupo de estudantes e professores do ensino fundamental – anos iniciais, no Complexo Escolar Rilza Valentim, em São Francisco do Conde-Ba, avaliando os resultados da inserção de mídias digitais nas práticas pedagógicas no contexto da cibercultura. O método usado foi o qualitativo, de caráter descritivo e analítico e a pesquisa foi estruturada no modelo multipaper. Foram percebidos resultados positivos no que diz respeito à melhoria da aprendizagem e motivação dos estudantes em sala de aula, por causa da utilização de uma metodologia diferenciada, que rompe com o modelo tradicional de ensino em que estudantes e professores consomem conteúdos. A pesquisa concluiu que a produção colaborativa de vídeos em sala de aula dinamiza as práticas escolares, estimula a produção e compartilhamento de conteúdos, favorece e ampliam saberes associados as nossas vidas ciberculturais.
Abstract: Digital technologies, present in people's daily lives, help us to fulfill many different tasks and may also favor the process of teaching and learning of students within educational institutions. The ease of access and the use of portable devices make that daily many people produce content and spread it on their digital social networks. In this way, the production of digital content, being them photos, videos, texts or audios, has become a habit in society. Taking advantage of something that is known by the students in favor of their own learning, can make knowledge production more enjoyable and intellectually stimulating for students. In this context the objective of the dissertation was to analyze the processes and video productions made by a group of students and teachers of elementary school - early years, at the Rilza Valentim School Complex, in São Francisco do Conde-Ba, evaluating the results of the insertion of digital media in pedagogical practices in the context of cyberculture. The method used was qualitative, descriptive and analytical and the research was structured in the multipaper model. Positive results were observed regarding the improvement of learning and motivation of students in the classroom, because of the use of a differentiated methodology, which breaks with the traditional teaching model in which students and teachers consume content. The research concluded that collaborative classroom video production energizes school practices, stimulates content production and sharing, and favors and broadens knowledge associated with our cyber-cultural lives.
Palavras-chave: Tecnologia educacional
Produção colaborativa
Vídeo
Tecnologias digitais
Dispositivos móveis
Educational Technology
Collaborative production
Video
Digital technologies
Mobile devices
Videoteipes na educação
Tecnologia digital
Cibercultura
Ambiente escolar
CNPq: Ciências humanas
Educação
Currículo
Ensino e aprendizagem na sala de aula
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34670
Data do documento: 4-Jul-2019
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf2,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.