Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34173
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPereira, Antonio Gualberto-
dc.contributor.authorSilva, Marcos Andrez Santos da-
dc.creatorSilva, Marcos Andrez Santos da-
dc.date.accessioned2021-09-03T16:51:01Z-
dc.date.available2021-09-03T16:51:01Z-
dc.date.issued2021-09-03-
dc.date.submitted2021-07-05-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34173-
dc.description.abstractA auditoria externa constitui um importante instrumento para a manutenção de bons níveis de governança. Entretanto, observa-se a ausência de um consenso na literatura sobre a percepção que o mercado tem dos honorários de auditoria. Discute-se que, por um lado, os honorários de auditoria refletem o nível de trabalho e altos níveis destes podem significar maiores esforços e qualidade de auditoria. Por outro lado, também há a preocupação da formação de vínculos econômicos associados a altos níveis de honorários. Quanto aos honorários provenientes de Non-Audit Services (NAS), pesquisas atribuem prejuízos à independência ao fornecer serviços não relacionados à auditoria e, não obstante, também é defendido na literatura a possibilidade de transbordamentos de conhecimentos (spillovers) e maior especialização. Nesse contexto, o presente estudo tem o propósito de investigar, através de variáveis relacionadas à remuneração dos auditores, qual a influência dos honorários relativos de auditoria, outros serviços e totais sobre a percepção do mercado em relação à independência dos auditores das empresas de capital aberto auditadas por big four no Brasil. Para tanto, foi utilizado um painel desbalanceado para o período de 2009 a 2019, composto por 2.212 observações de 281 empresas de capital aberto da B3 auditadas por big four. Para mitigar fontes de endogeneidade, foram adotadas estimações em painel dinâmico pelo Método dos Momentos Generalizados em Diferenças (GMM-Dif). Os resultados obtidos apontam para a existência de uma relação significativa, inicialmente positiva e que se torna decrescente, entre o valor de mercado e os honorários de auditoria, entretanto, não significativa para os honorários de outros serviços e totais. Nesse sentido, as evidências apontam para uma relação côncava entre os honorários relativos de auditoria e o valor de mercado das empresas, na qual, para altos níveis de honorários relativos de auditoria a variável dependente decresce. Ademais, análises de robustez com o Q de Tobin e a variável Enterprise Value, proxies do valor de mercado, indicaram resultados semelhantes aos evidenciados pelas estimações principais. À luz da teoria, tais resultados indicam que há uma percepção negativa quando o cliente passa a desempenhar um papel financeiro importante para o auditor quanto aos honorários relativos de auditoria. Discute-se que tal percepção negativa pode estar relacionada à existência de vínculos econômicos ou à crença de que a independência percebida do auditor é prejudicada.pt_BR
dc.description.abstractAudit is an important tool for maintaining good levels of governance. However, there is a lack of consensus in the literature on the market's perception of audit fees. It is argued that, on one hand, audit fees reflect the level of work and high levels of these can mean greater efforts and audit quality. On other hand, there is also a concern with the formation of economic bonds associated with high levels of fees. As for fees from Non-Audit Services (NAS), research attributes damage to independence by providing services unrelated to auditing and, however, the possibility of spillovers and greater specialization is also advocated in the literature. In this context, the present study aims to investigate, through variables related to the auditors' remuneration, the influence of the relative audit fees, other services and totals on the market perception of auditor’s independence on publicly traded companies audited by big four in Brazil. For this purpose, an unbalanced panel was used for the period from 2009 to 2019, composed of 2212 observations from 281 publicly traded B3 companies audited by big four. In order to mitigate sources of endogeneity, dynamic panel estimations were adopted using the Generalized Method of Moments in Differences (GMM-Dif), The results obtained indicate the existence of a significant relationship, initially positive and that becomes decrescent, between market value and the audit fees, however, not significant for the fees of other services and totals. In this sense, the evidence points to a concave relationship between relative audit fees and the companies' market value, in which, for high levels of relative audit fees, the dependent variable decreases. In addition, robustness analyzes with Tobin's Q and the Enterprise Value variable, proxies of the market value, indicated results similar to those evidenced by the main estimates. In the light of theory, these results indicate that there is a negative perception when the client starts to play an important financial role for the auditor regarding the relative audit fees. It is argued that such a negative perception may be related to the existence of economic bonds or to the belief that the auditor's perceived independence is impaired.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIndependência Percebidapt_BR
dc.subjectHonorários Relativospt_BR
dc.subjectValor de Mercadopt_BR
dc.subjectNon-Audit Servicespt_BR
dc.subjectContabilidadept_BR
dc.subjectContabilidade Financeirapt_BR
dc.subjectAuditoria - Honoráriospt_BR
dc.subjectAuditoria - Qualidadept_BR
dc.titlePercepção da independência dos auditores e os honorários pagos pelas empresas de capital aberto auditadas por Big Four no Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coOliveira, José Sérgio Casé de-
dc.contributor.refereesMartinez, Antonio Lopo-
dc.contributor.refereesCarvalho Junior, Cesar Valentim de Oliveira-
dc.publisher.departamentFaculdade de Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Contabilidade (PPGCONT)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadapt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGCONT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Corrigida - Marcos Andrez.pdf1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.