Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34042
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, Alvanita Almeida-
dc.contributor.authorSantos, Daiane Cunha dos-
dc.creatorSantos, Daiane Cunha dos-
dc.date.accessioned2021-08-25T18:48:31Z-
dc.date.available2021-08-25T18:48:31Z-
dc.date.issued2021-08-25-
dc.date.submitted2020-11-30-
dc.identifier.issnDissertação/Memorial de Formação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34042-
dc.description.abstractApresenta-se este Memorial de Formação no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Letras — PROFLETRAS —, da Universidade Federal da Bahia. O respectivo Projeto de Intervenção, intitulado Entre “causos”: uma proposta de letramento no Ensino Fundamental, caracteriza-se como uma pesquisa de natureza qualitativa e de cunho etnográfico, sob a perspectiva do letramento ideológico, de acordo com Freire (1967, 1991, 2011 [1982], 2017 [1968]), hooks (2017 [2013]), Kleiman (1995, 2005), Rojo (1995, 2009, 2012), Street (2010, 2014 [1995]) e Tfouni (2010 [1995]). Como os causos constituem tradicionalmente o imaginário coletivo, o projeto implementado no ano letivo de 2019, com estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Solange Coelho, da rede de Lauro de Freitas, Bahia, configura-se como uma tentativa de preservação das memórias da comunidade do entorno escolar, em vista da formação dos(as) estudantes como leitores(as) crítico- -reflexivos(as), capazes de (re)conhecer e ressignificar as narrativas orais, em consonância com os princípios teóricos da poética oral, consoante Zumthor (1997 [1983], 2018 [1990]), e do letramento literário, segundo Cosson (2016 [2006], 2018 [2014]), Dalvi, (2013), Dalvi, Rezende e Jover-Faleiros (2013) e Souza, Girotto e Silva (2012), fomentando, nesse sentido, tanto o processo de ensinagem quanto a interlocução entre as diferentes gerações e a valorização do seu acervo cultural, da sua própria identidade e da identidade do lugar em que se vive. Portanto, ao considerar como norteadores metodológicos os projetos de letramento, conforme Oliveira (2008) e Santos (2008), a história oral, segundo Santhiago e Magalhães (2015), e a sequência didática, em conformidade com Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), objetiva-se a promoção dos(as) estudantes como leitores(as) do seu contexto sociocultural, por meio de práticas de letramento, compreendendo atividades com a oralidade, a leitura, a escrita, o uso de novas tecnologias, com registros e edições audiovisuais de narrativas orais, o trabalho de retextualização — com base nas discussões acerca da transcrição/retextualização promovidas por Albán (1992, 1996), Alcoforado (1998, 2008 [1998]), Comitê Nacional do Projeto ALiB (2005), Costa (2016c, 2017), Marcuschi (2010 [2001]) e Santos (2003) — e a publicização dos causos documentados em e-book, assim como em produções audiovisuais.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetramento Ideológicopt_BR
dc.subjectLetramento Literáriopt_BR
dc.subjectNarrativas Oraispt_BR
dc.subjectCausospt_BR
dc.subjectLiteratura(Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectOralidade na literaturapt_BR
dc.subjectLinguagem e literaturapt_BR
dc.titleENTRE “CAUSOS”: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO NO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesMuniz, Márcio Ricardo Coelho-
dc.contributor.refereesCosta, Edil Silva-
dc.publisher.departamentInstituto de Letraspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLinguagens e Letramentospt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PROFLETRAS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PROFLETRAS_UFBA_2020_Daiane_Cunha_dos_Santos_Memorial_Dissertacao_def..pdfMemorial de Formação apresentado ao Programa de Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal da Bahia (PROFLETRASUFBA), como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Letras.26,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.