Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33476
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva Filho, Waldomiro José da-
dc.contributor.authorBarreto, Uarison Rodrigues-
dc.creatorBarreto, Uarison Rodrigues-
dc.date.accessioned2021-05-24T17:04:39Z-
dc.date.available2021-05-24T17:04:39Z-
dc.date.issued2021-05-24-
dc.date.submitted2021-02-03-
dc.identifier.otherTese-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33476-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo central apresentar a discussão em torno do objetivo do ensino de Ciências à luz de uma abordagem epistemológica, com o intuito de verificar como este debate reverbera no ensino de Química. Diante dessa discussão, em que se defendem diferentes teses, argumento a favor da tese que considera que um dos objetivos do ensino de Ciências é a formação de um cidadão crítico com autonomia intelectual. Considerou-se um sujeito crítico como aquele que busca discutir as razões envolvidas em uma disputa submetendo-as ao crivo da razão. Aqui, a ação crítico-reflexiva é essencial para a formação de um agente epistêmico responsável. E, nesse sentido, responsabilidade implica em autonomia. Assim, a autonomia é entendida como virtude ou uma qualidade. Quando considero que um aluno (como agente epistêmico) tem uma virtude, eu quero argumentar que ele tem uma disposição a ser motivado de certa maneira e a agir de uma dada forma em circunstâncias relevantes, e, além disso, ele é bem-sucedido em alcançar o fim de seu motivo virtuoso. Para ilustrar a ideia de autonomia, foi utilizado como exemplo um tema central do ensino de Química: o “desacordo” sobre o conceito de estrutura molecular. Apresenta-se o problema do desacordo como um tema do escopo da Epistemologia Social. Para tanto, foi proposto um cenário em que a reflexão é importante e tem valor epistêmico: o estatuto ontológico da estrutura molecular – redutível ou não-redutível à teoria quântica? Frente às visões dos autores, verificou-se que alguns adotam a perspectiva reducionista os quais defendem a reconstrução do conceito dentro da estrutura quântica de átomos em moléculas. Outros, embora reconhecendo a descontinuidade conceitual entre a mecânica quântica e a química molecular, mantêm viva a esperança de redução. De uma posição explicitamente não-reducionista, autores concebem a estrutura molecular como um fenômeno emergente. Nesse cenário, a reflexão foi entendida como uma performance, uma atividade a partir da qual o agente examina as razões, as provas, o conteúdo envolvido, a confiabilidade das suas próprias crenças e, diante do desacordo proposto, decide o que é epistemicamente confiável acreditar ou não. Vale considerar, que essa é uma perspectiva normativa. Tal perspectiva refere-se a razões prescritivas, ou seja, elas sugerem algo sobre o que poderia ou deveria ser. Trata-se de uma pesquisa teórico-reflexiva, por seu valor e normatividade, baseada na análise e revisão da literatura. Todo o caminho argumentativo da tese buscou explorar razões para que o objetivo do ensino de Ciências contemple algo como a autonomia, uma atitude do agente.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT The central objective of this work is to present the discussion around the objective of science teaching in the light of an epistemological approach, in order to verify how this debate reverberates in the teaching of chemistry. Given this discussion, in which different theses are defended, I argue in favor of the thesis that one of the objectives of science education is the formation of a critical citizen with intellectual autonomy. A critical subject was considered as one who seeks to discuss the reasons involved in a dispute by submitting them to the sieve of reason. Here, critical-reflective action is essential for the formation of a responsible epistemic agent. And, in this sense, responsibility implies autonomy. Thus, autonomy is understood as a virtue or a quality. When I consider that a student (as an epistemic agent) has a virtue, I want to argue that he has a disposition to be motivated in a certain way and to act in a given way in relevant circumstances, and, furthermore, he is successful in achieving the end of his virtuous motive. To illustrate the idea of autonomy, a central theme in the teaching of chemistry was used as an example: the "disagreement" about the concept of molecular structure. The problem of disagreement is presented as a topic within the scope of Social Epistemology. To this end, a scenario was proposed in which reflection is important and has epistemic value: the ontological status of molecular structure - reducible or non-reducible to quantum theory? Faced with the views of the authors, it was found that some adopt the reductionist perspective which advocates the reconstruction of the concept within the quantum structure of atoms in molecules. Others, while recognizing the conceptual discontinuity between quantum mechanics and molecular chemistry, keep alive the hope for reduction. From an explicitly non-reductionist position, authors conceive molecular structure as an emergent phenomenon. In this scenario, reflection was understood as a performance, an activity from which the agent examines the reasons, the evidence, the content involved, the reliability of his own beliefs and, in the face of proposed disagreement, decides what is epistemically reliable to believe or not. It is worth considering that this is a normative perspective. Such a perspective refers to prescriptive reasons, that is, they suggest something about what could or should be. This is a theoretical-reflexive research, for its value and normativity, based on the analysis and review of the literature. The whole argumentative path of the thesis sought to explore reasons why the goal of science teaching should contemplate something like autonomy, an attitude of the agent.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subjectDesacordospt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectFilosofia da Químicapt_BR
dc.subjectCiências (disciplina) - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAutonomia intelectualpt_BR
dc.subjectQuímica - Filosofiapt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAutonomypt_BR
dc.subjectDisagreementspt_BR
dc.subjectScience Teachingpt_BR
dc.subjectPhilosophy of Chemistrypt_BR
dc.titleEnsino de ciências, desacordos e autonomia intelectual.pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesPessoa Junior, Osvaldo Frota-
dc.contributor.refereesMoradillo, Edilson Fortuna de-
dc.contributor.refereesLabarca, Martín Gabriel-
dc.contributor.refereesSantos, Felipe Rocha Lima dos-
dc.contributor.refereesSilva Filho, Waldomiro José da-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programem Ensino, Filosofia e História das Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsFACED /UFBApt_BR
dc.publisher.initialsUEFS/UFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.subject.cnpqQuímicapt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGEFHC)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.