Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33232
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFicoseco, Verónica Sofia-
dc.contributor.authorPérez Retana, David-
dc.creatorPérez Retana, David-
dc.date.accessioned2021-04-08T11:33:10Z-
dc.date.available2021-04-08T11:33:10Z-
dc.date.issued2021-04-08-
dc.date.submitted2021-03-22-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33232-
dc.description.abstractO estudo analisa um conjunto de comentários identificados como violentos, publicados por "interagentes" nas contas do Facebook de três jornais da Costa Rica, durante o primeiro trimestre de 2020. Os comentários correspondem a opiniões sobre diferentes notícias naqueles jornais. Em particular, são analisados aqueles eventos comunicativos que fazem referência direta às habilidades de escrita de alguns usuários, a fim de censurar ou invalidar suas opiniões. A análise busca responder as seguintes perguntas de pesquisa: como esse tipo específico de violência se manifesta nos comentários de três mídias da Costa Rica no Facebook e como se relaciona com as formas de censura, silenciamentos e disciplina? Quais são as condições extralinguísticas em que esses atos de violência são desenvolvidos? Como se manifesta a descortesia verbal no momento de indicar os erros linguísticos identificados nos comentários? De que forma se articulam-se as dinâmicas de violência e de resistência nestes atos e como eles podem se vincular com as práticas disciplinarias? Para isso, trabalhamos com uma nova concepção do conceito de disciplina, de M. Foucault, proposta por Constante para o estudo das redes sociais virtuais, e com a teoria da descortesia verbal, de Kaul de Marlangeon e Culpeper. O fenômeno da violência é abordado a partir das reflexões de Bourdieu e Han. Por meio da análise, conclui-se que existe uma tendência, entre aqueles que corrigem ou apontam os erros de redação, a se posicionar em um lugar de superioridade em relação aos que cometem os erros, censurando, desacreditando, ignorando ou silenciando; em suma, excluindo-os simbolicamente desses espaços de interação, ao mesmo tempo que encoraja outros a cometer e perpetuar atos discursivos violentos, que têm por objetivo não apenas prejudicar a imagem social de seus interlocutores, mas também marginaliza-los.pt_BR
dc.description.abstractResumen El estudio analiza un conjunto de comentarios violentos, publicados por "interactuantes" en las cuentas de Facebook de tres medios de comunicación costarricenses, durante el primer trimestre del 2020. Particularmente, se analizan aquellos eventos comunicativos que hacen referencia directa a las habilidades o capacidades de escritura de algunos usuarios, con el fin de censurar o de invalidar sus opiniones. El análisis busca responder a las siguientes preguntas de investigación: ¿Cómo se manifiesta este tipo específico de violencia en los comentarios de tres medios de comunicación costarricenses en Facebook y cómo se relaciona con formas de censura, silenciamiento y disciplinamiento? ¿Cuáles son las condiciones extralingüísticas en que se desarrollan tales actos de violencia? ¿Cómo se manifiesta la descortesía verbal al momento de señalar los errores lingüísticos identificados en los comentarios? ¿De qué manera se articulan las dinámicas de violencia y resistencia en estos actos y cómo se vinculan con las prácticas disciplinarias? Se trabaja con una nueva concepción del concepto de disciplina, de M. Foucault, para el estudio de las redes sociales, y con la teoría de la descortesía verbal, de Kaul de Marlangeon. Asimismo, se aborda el fenómeno de la violencia a partir de las reflexiones de Bourdieu y Han. A través del análisis, se concluye que existe una tendencia, entre aquellos que corrigen o señalan los errores de escritura, a posicionarse en un lugar de superioridad con respecto a quienes comenten las faltas, censurándolos, desacreditándolos, ignorándolos o silenciándolos; en suma, excluyéndolos simbólicamente de aquellos espacios de interacción, mientras animan a otros a cometer y perpetuar también actos discursivos violentos, que tienen como propósito no solo dañar la imagen social de sus interlocutores, sino de marginarlos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMídia digitalpt_BR
dc.subjectRedes sociais on-linept_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectPreconceitospt_BR
dc.subjectComunicação escrita - Censurapt_BR
dc.subjectEscrita digitalpt_BR
dc.subjectViolência nas redes sociaispt_BR
dc.subjectDescortesia verbalpt_BR
dc.subjectPreconceito linguísticopt_BR
dc.subjectExclusão socialpt_BR
dc.subjectViolencia en redes socialespt_BR
dc.subjectDescortesía verbalpt_BR
dc.subjectPrejuicio lingüísticopt_BR
dc.subjectExclusión socialpt_BR
dc.subjectEscritura digitalpt_BR
dc.titleSilenciando voces: escritura y violencia en los comentarios de FACEBOOK en tres medios de comunicación costarricenses.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesSouza, Edvaldo Couto-
dc.contributor.refereesRiedel, Magalí Daniela Pérez-
dc.contributor.refereesMartínez, Gabriel Cevallos-
dc.contributor.refereesFicoseco, Verónica Sofia-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programem Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsFACED /UFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqeducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Disertacion David Perez.pdf1,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.