Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33125
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPires, Maria de Fátima Novaes-
dc.contributor.authorLima Filho, Valney Mascarenhas de-
dc.creatorLima Filho, Valney Mascarenhas de-
dc.date.accessioned2021-03-25T20:31:40Z-
dc.date.available2021-03-25T20:31:40Z-
dc.date.issued2021-03-25-
dc.date.submitted2019-04-24-
dc.identifier.otherdissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33125-
dc.description.abstractEsse trabalho aborda traficantes que se dedicaram ao tráfico interno de escravos na província da Bahia entre 1840-1880. O tráfico interno de escravos remonta ao século XVIII, e foi responsável pelo envio de africanos escravizados para exploração de ouro no interior do Império. Contudo, com o fim do contrabando ilegal de africanos, em 1850, o tráfico interno de escravos foi o único responsável pelo abastecimento da mão de obra necessária para a produção nas fazendas de café do Sul. Nesse contexto,pessoas escravizadas saíram da província da Bahia, por intermédio dos traficantes internos de escravos que mobilizaram amplas redes comerciais.Esse tráfico foi muito lucrativo, traficantes internos estavam inseridos em diferentes ramos do comércio eda indústria e,certamente, o capital do tráfico impulsionou seus negócios. Na Bahia, Salvador foi uma cidade importantenessetrânsito comercial.Este trabalho abordao tráfico interno através dos registros das Emissões de Passaporte edas escrituras de compra e venda de escravos da freguesia da Sé, em Salvador, entre os anos de 1840-1880.pt_BR
dc.description.abstractThis work deals with traffickers who engaged in internal slave trade in the province of Bahia between 1840 and 1880. The internal slave trade dates back to the 18th century, and was responsible for sending enslaved Africans to explore gold within the Empire. However, with the end of the illegal smuggling of Africans in 1850, the internal slave trade was the only one responsiblefor the supply of labor necessary for production in the coffee farms of the South. In this context, enslaved people left the province of Bahia , through internal slave traders who mobilized extensive commercial networks. This traffic was very lucrative, internal traffickers were embedded in different branches of commerce and industry and certainly the capital of traffic boosted its business. In Bahia, Salvador was an important city in this commercial transit. This work deals with internal traffic through the records of Passport Issues and deeds of purchase and sale of slaves from the parish of Sé, in Salvador, between the years 1840-1880.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTraficantespt_BR
dc.subjectBahia entre 1840-1880pt_BR
dc.subjectAbastecimentopt_BR
dc.subjectLucrativopt_BR
dc.subjectFreguesia da Sépt_BR
dc.titleComércio e tráfico interprovincial de escravos em Salvador 1840-1880pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesPires, Maria de Fátima Novaes-
dc.contributor.refereesReis, Isabel Cristina Ferreira dos-
dc.contributor.refereesSlenes, Robert Wayne Andrew-
dc.publisher.departamentFaculdade de Filosofia de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGH)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.