Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33077
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, Marlene Oliveira dos-
dc.contributor.authorAlmeida, Heise Eliza Silva-
dc.creatorAlmeida, Heise Eliza Silva-
dc.date.accessioned2021-03-19T19:29:06Z-
dc.date.available2021-03-19T19:29:06Z-
dc.date.issued2021-03-19-
dc.date.submitted2012-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33077-
dc.description.abstractO problema orientador da pesquisa foi buscar compreender como as atividades lúdicas estão sendo vivenciadas no cotidiano pelas crianças de 4 e 5 anos na Educação Infantil e, verificar se estão em consonância com as atuais DCNEI/2009. O estudo, de cunho qualitativo, centraliza seu foco no modo como as interações e brincadeiras se manifestam nas ações pedagógicas das turmas de educação infantil de um CMEI da cidade de Salvador, no estado da Bahia. Os fundamentos da pesquisa foram alicerçados no pensamento de autores como Piaget (1975), Vygotsky (1998), Adriana Friedman (1996) e Kishimoto (2003) e na documentação oficial que orienta as práticas pedagógicas na Educação Infantil. A revisão bibliográfica, a observação de campo e as entrevistas foram os instrumentos utilizados para compor esta investigação que resultou em um melhor entendimento acerca das possibilidades de aprendizagem através das atividades lúdicas e, mais especificamente, através de brincadeiras e interações estabelecidas pelas crianças. Com a elaboração deste estudo tornou-se possível perceber que as atividades realizadas no CMEI visitado podem ser consideradas como lúdicas, partindo da concepção dos autores utilizados na abordagem teórica, e que elas, mesmo sem o entendimento das professoras que as empregam, correspondem aos princípios norteadores que constam no texto das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil/2009.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectAtividade lúdicapt_BR
dc.subjectInteraçõespt_BR
dc.subjectBrincadeirapt_BR
dc.titleBrincadeiras e interações: análise do cotidiano de um CMEI de Salvador à luz das atuais diretrizes curriculares nacionais para educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesSantos, Marlene Oliveira dos-
dc.contributor.refereesRibeiro, Maria Izabel Souza-
dc.contributor.refereesViégas, Lygia de Sousa-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsFaced-UFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Heise Eliza Silva Almeida.pdf984,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.