Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32961
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorda Costa Vargens, Meran, Muniz-
dc.contributor.authorOrozco, Any Luz, Correa-
dc.creatorOrozco, Any Luz, Correa-
dc.date.accessioned2021-03-08T13:53:50Z-
dc.date.available2021-03-08T13:53:50Z-
dc.date.issued2021-03-08-
dc.date.submitted2020-11-27-
dc.identifier.issndissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32961-
dc.description.abstractDissertação que, com base em pesquisa teórica e prática, tem como tema as histórias de vida de oito mulheres portadoras da síndrome de fibromialgia e a experiência da própria pesquisadora cuja nacionalidade é colombiana. À luz desse material foi escrito o texto do monodrama dançado Tecido blando (Tecido mole), título original que a autora modificou em seus termos, o primeiro dos quais, um substantivo, ela preferiu em português, e o segundo, um adjetivo, mantém em espanhol. Trata-se de uma peça com uma perspectiva de dramaturgia-paisagem. A dissertação compõe-se do texto da referida peça dramatúrgica e três capítulos. O primeiro capítulo discute o conceito de dor e adota, pela importância de seu significado simbólico e vivencial, o que Ileana Diéguez chama de communitas del dolor, que foi transversal no desenvolvimento da pesquisa. O segundo aborda diferentes dramaturgias acerca das configurações do corpo e da dor, bem como suas concepções de estrutura dramática e o que Vivi Tellas denomina Umbral Mínimo de Ficção. O terceiro descreve, analisa e interpreta as características dramatúrgicas da peça, com apoio em aportes teóricos de Sandra Camacho López, Jean Pierre Sarrazac, José Sanchis Sinisterra e Jean-Pierre Ryngaert. O que, enfim, se propõe é um diálogo entre as fronteiras não rígidas ou fixas do gênero dramático na contemporaneidade e uma dramaturgia de pesquisa, onde a criação focaliza o íntimo e o público, duas instâncias que podem se refletir e se compreender, evidenciando o feminino como um dos operadores principais.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDor; Narrativas; Comunidade; Dramaturgia; Feminino.pt_BR
dc.titlePOR UMA DRAMATURGIA DA DOR: TECIDO BLANDO – UMA PEÇA CRIADA A PARTIR DE NARRATIVAS DE MULHERES COM EXPERIÊNCIA DE FIBROMIALGIApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coAlcântara, Paulo Henrique, Correia-
dc.contributor.refereesBezerra, Antonia, Pereira-
dc.contributor.refereesdos Santos, Adelice, Souza-
dc.publisher.departamentEscola de teatropt_BR
dc.publisher.programPOR UMA DRAMATURGIA DA DOR: TECIDO BLANDO – UMA PEÇA CRIADA A PARTIR DE NARRATIVAS DE MULHERES COM EXPERIÊNCIA DE FIBROMIALGIApt_BR
dc.publisher.initialsPPGACpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqDramaturgia; artes; teatro; literatura.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.