Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32961
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | da Costa Vargens, Meran, Muniz | - |
dc.contributor.author | Orozco, Any Luz, Correa | - |
dc.creator | Orozco, Any Luz, Correa | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-08T13:53:50Z | - |
dc.date.available | 2021-03-08T13:53:50Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-08 | - |
dc.date.submitted | 2020-11-27 | - |
dc.identifier.issn | dissertação | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32961 | - |
dc.description.abstract | Dissertação que, com base em pesquisa teórica e prática, tem como tema as histórias de vida de oito mulheres portadoras da síndrome de fibromialgia e a experiência da própria pesquisadora cuja nacionalidade é colombiana. À luz desse material foi escrito o texto do monodrama dançado Tecido blando (Tecido mole), título original que a autora modificou em seus termos, o primeiro dos quais, um substantivo, ela preferiu em português, e o segundo, um adjetivo, mantém em espanhol. Trata-se de uma peça com uma perspectiva de dramaturgia-paisagem. A dissertação compõe-se do texto da referida peça dramatúrgica e três capítulos. O primeiro capítulo discute o conceito de dor e adota, pela importância de seu significado simbólico e vivencial, o que Ileana Diéguez chama de communitas del dolor, que foi transversal no desenvolvimento da pesquisa. O segundo aborda diferentes dramaturgias acerca das configurações do corpo e da dor, bem como suas concepções de estrutura dramática e o que Vivi Tellas denomina Umbral Mínimo de Ficção. O terceiro descreve, analisa e interpreta as características dramatúrgicas da peça, com apoio em aportes teóricos de Sandra Camacho López, Jean Pierre Sarrazac, José Sanchis Sinisterra e Jean-Pierre Ryngaert. O que, enfim, se propõe é um diálogo entre as fronteiras não rígidas ou fixas do gênero dramático na contemporaneidade e uma dramaturgia de pesquisa, onde a criação focaliza o íntimo e o público, duas instâncias que podem se refletir e se compreender, evidenciando o feminino como um dos operadores principais. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Dor; Narrativas; Comunidade; Dramaturgia; Feminino. | pt_BR |
dc.title | POR UMA DRAMATURGIA DA DOR: TECIDO BLANDO – UMA PEÇA CRIADA A PARTIR DE NARRATIVAS DE MULHERES COM EXPERIÊNCIA DE FIBROMIALGIA | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Alcântara, Paulo Henrique, Correia | - |
dc.contributor.referees | Bezerra, Antonia, Pereira | - |
dc.contributor.referees | dos Santos, Adelice, Souza | - |
dc.publisher.departament | Escola de teatro | pt_BR |
dc.publisher.program | POR UMA DRAMATURGIA DA DOR: TECIDO BLANDO – UMA PEÇA CRIADA A PARTIR DE NARRATIVAS DE MULHERES COM EXPERIÊNCIA DE FIBROMIALGIA | pt_BR |
dc.publisher.initials | PPGAC | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Dramaturgia; artes; teatro; literatura. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGAC) |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.