Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32879
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSampaio, Adriano-
dc.contributor.authorLima, Raphael Figueiredo Medeiros-
dc.creatorLima, Raphael Figueiredo Medeiros-
dc.date.accessioned2021-02-24T16:47:43Z-
dc.date.available2021-02-24T16:47:43Z-
dc.date.issued2021-02-24-
dc.date.submitted2014-
dc.identifier.issnMonografia-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32879-
dc.description.abstractDepois de 64 anos, o Brasil volta a sediar uma Copa do Mundo, desta vez em um contexto diferente em termos de desenvolvimento social e esportivo. Como em 50, o futebol continua sendo considerado elemento importante da cultura nacional. A relação do brasileiro com o esporte, muitas vezes, é utilizado como metáfora para a descrição de aspectos considerados fundamentais de sua identidade cultural. O presente trabalho tem como objetivo analisar de que maneira são construídas discursivamente as representações da identidade nacional nas propagandas realizadas pelo Ministério do Turismo. Para isto, escolhemos a campanha “Brasil 2014. A Pátria de Chuteiras” que é parte da campanha desse órgão em parceria com a Secretaria de Comunicação da Presidência da República (SECOM/PR) para aumentar o turismo no país durante a realização das Copas das Confederações e do Mundo. Os operadores foram definidos com base no modelo de análise semionarrativo de Andrea Semprini (2006) e nas colaborações de Adriano Sampaio a partir de conceitos trabalhados por Fairclough (2001), Jost (2005) e o próprio Semprini (2006, 1996).pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectProjeto manifestacao de marcapt_BR
dc.subjectPosicionamento discursivopt_BR
dc.subjectMarca lugarpt_BR
dc.titleAs representaçoes na patria de chuteiras analise na campanha do ministerio do turismo para a copa das confederaçoes 2013pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqComunicaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Produção em Comunicação e Cultura (FACOM)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.