Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32680
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBandeira, Messias Guimarães-
dc.contributor.authorSouza, Cláudio Manoel Duarte de-
dc.creatorSouza, Cláudio Manoel Duarte de-
dc.date.accessioned2021-01-22T23:32:58Z-
dc.date.available2021-01-22T23:32:58Z-
dc.date.issued2021-01-22-
dc.date.submitted2020-11-11-
dc.identifier.otherCDD – 780.285 CDU - 78:004.7-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32680-
dc.description.abstractEsta pesquisa promove um conjunto de problematizações sobre espetáculos e performances de música e vídeo executados em “tempo real”1 nos ambientes baseados em redes telemáticas (live streaming). Inclui um levantamento de conceitos de espetáculo, promovendo um recorte de ideias e tipologias introduzidas por Jesus Requena como referências para pensar essas experiências estéticas enquanto prováveis novas “cenas fantasmas” expandidas em ambientes da hipermídia, como uma possível nova categoria de espetáculo em momento de (pré)conformação. A partir de mapeamento e descrição dessas diversas experiências no campo do streaming e do live streaming, a pesquisa busca elencar e analisar elementos que possam ser pensados como características convergentes, divergentes, potencializadoras e disruptivas entres essas performances/espetáculos musicais hiperlocalizados. Adotamos como objetos de análise as seguintes experiências: o grupo inglês Future Sound Of London; a plataforma multimídia de rádio e performances de música ao vivo Kexp; o projeto de live performances de DJs e bandas eletrônicas Boiler Room; um episódio em show da banda alemã Kraftwerk, com participação ao vivo de um astronauta (Gerst) no espaço sideral; a performance de músicos na Alemanha e Brasil (Pernambuco), conectados via PingFM, e Re:Combo; projetos do estado da Bahia. Recorremos a uma metodologia específica em função da emergência dos fenômenos analisados, onde pudemos verificar, dentre os objetos eleitos, caminhos diversos de experiências de streamings, experimentando um modelo inicial de análise próprio voltado para as transmissões de música ao vivo. Essas experiências apontaram que, embora esses fenômenos estejam estruturados numa mesma raiz — a difusão ao vivo em canais e plataformas hipermidiáticas —, abrigam características diversificadas e até polarizadas, conformando diferentes complexidades estéticas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEspetáculos contemporâneospt_BR
dc.subjectStreamingpt_BR
dc.subjectPerformance telemáticapt_BR
dc.subjectMúsica e internetpt_BR
dc.subjectMultimídia (Arte)pt_BR
dc.subjectArte e tecnologiapt_BR
dc.titleEspetáculos hipermidiáticos, performances artísticas hiperlocalizadas: um olhar sobre experiências de streaming em música ao vivopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesLima, Tatiana-
dc.contributor.refereesPiimentel, Ludmila-
dc.contributor.refereesFigueiró, Cristiana-
dc.contributor.refereesMatos, Rita-
dc.contributor.refereesBandeira, Messias Guimarães-
dc.publisher.departamentIHAC - Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santospt_BR
dc.publisher.programPosCultura - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLingüística, Letras e Artespt_BR
Aparece nas coleções:Tese (POSCULTURA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TeseCOMPLETA_ClaudioManoelDuarte_de_Souza.pdf42,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.