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dc.contributor.advisorAquino, Rita Ferreira de-
dc.contributor.authorOrnelas, Ana Cláudia Andrade-
dc.creatorOrnelas, Ana Cláudia Andrade-
dc.date.accessioned2020-12-16T00:44:56Z-
dc.date.available2020-12-16T00:44:56Z-
dc.date.issued2020-12-15-
dc.date.submitted2019-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32487-
dc.description.abstractA pesquisa propõe analisar as experiências de jovens educadoras e educandas de dança, a partir das transformações que ocorrem no trânsito entre o aprender e o ensinar, colocando em relevo o modo como estas experiências contribuem para construção de marcos éticos, com base em princípios comunitários, emancipatórios e de cidadania. Tais experiências (LARROSA, 2016) corroboram para o fortalecimento da dimensão política e atitudinal nestas jovens nas comunidades das quais participam. É no exercício permanente do aprender (ASSMANN, 1998) que modificam o modo como vêm o mundo, a sociedade, o corpo, a dança. Os temas nucleares da pesquisa são os processos de ensino-aprendizagens em dança, relacionando-os com a proposição de emancipação e educação libertadora trazidas por Rancière (2002) e Freire (1967, 1980, 1996). Em uma perspectiva comunitária, discuto os elos que se formam por meio do aprender, como comunidades de sentido (BRANDÃO, 2016), em diálogo com a noção de corpomídia (KATZ & GREINER, 2005). Destaco os estudos do feminismo negro (DAVIS, 2016, 2018; HOOKS, 2013; RIBEIRO, 2017) a partir de conceitos como empoderamento (BERTH, 2018), interseccionalidade (DAVIS, 2016; AKOTIRENE, 2018), para refletir sobre o cruzamento de marcadores que acompanham a trajetória de vida das participantes como gênero, idade, classe, raça e religiosidade. Os estudos dos movimentos sociais de educação popular (FREIRE, 1980), juventude (DAYREL, 2016; ABRAMO, 1998) e de cultura (PORTO, 2006) que reverberaram no cenário nacional nos fins do século passado, contribuem como marcos históricos e como alicerce para entender a contemporaneidade. A etnografia e a auto-etnografia são assumidas como abordagem metodológica, através da participação observante (WACQUANT, 2002; DANTAS, 2016) durante o Tirocínio Docente em componentes curriculares do eixo pedagógico da Licenciatura em Dança na UFBA e em outros contextos formais e não formais de educação em dança. A pesquisa opera na perspectiva da ecologia dos saberes (SANTOS, 2010), de modo a contribuir para a construção de novas epistemes, que podem ser compartilhadas e colocadas à disposição de pesquisadoras e pesquisadores, estudantes e comunidades, fortalecendo a universidade enquanto espaço público de interconhecimento.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.titleAbrindo caminhos: jovens mulheres no trânsitos entre aprender e ensinar dançapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesCosta, Suzane Lima-
dc.contributor.refereesBrandão, Ana Elisabeth Simões-
dc.publisher.departamentEscola de Dançapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós - Graduação em Dançapt_BR
dc.publisher.initialsPPGDANÇApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqDançapt_BR
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