Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32418
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Miranda, Theresinha Guimarães | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Regiane Gomes de | - |
dc.creator | Oliveira, Regiane Gomes de | - |
dc.date.accessioned | 2020-11-19T12:40:43Z | - |
dc.date.available | 2020-11-19T12:40:43Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-19 | - |
dc.date.submitted | 2008 | - |
dc.identifier.other | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32418 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo apresenta as implicações da educação em crianças com autismo. Tem como objetivo investigar os procedimentos adotados pela escola para promover o desenvolvimento social e cognitivo da criança com autismo. Para isso, tornou-se necessário o estudo empírico com coleta de dados em duas escolas: uma regular e outra especializada. Na análise dos dados adotou-se a pesquisa bibliográfica de teóricos que abordam conhecimentos relevantes sobre as peculiaridades do autismo e a escolarização dessas crianças com métodos, estratégias apropriadas e a participação dos pais como co-educadores. Na escola regular foram observados dois alunos, um com a síndrome do autismo típico e outro com a síndrome de Asperger. Nessa escola, pode-se constatar que há inclusão social, relação satisfatória entre professor-aluno e entre colegas, porém, o aluno com autismo típico não tinha acesso a todo o currículo da sua série, diferente do aluno com síndrome de Asperger. Na escola especializada, através de relatos da coordenadora, pode-se perceber que através do ensino individualizado, utilizavam-se muitos recursos alternativos para a aprendizagem das crianças com autismo, entretanto, não havia interação entre os alunos; estes se relacionavam apenas com o professor. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject | Escolarização | pt_BR |
dc.subject | Educação Especial | pt_BR |
dc.title | A escolarização de crianças com autismo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Miranda, Theresinha Guimarães | - |
dc.contributor.referees | Bordas, Miguel Angel García | - |
dc.contributor.referees | Díaz-Rodríguez, Félix Marcial | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | FACED /UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação Especial | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.