Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32332
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Bordas, Miguel Angel García | - |
dc.contributor.author | Silva, Elenilda de Azevedo | - |
dc.creator | Silva, Elenilda de Azevedo | - |
dc.date.accessioned | 2020-10-15T17:33:44Z | - |
dc.date.available | 2020-10-15T17:33:44Z | - |
dc.date.issued | 2020-10-15 | - |
dc.date.submitted | 2008 | - |
dc.identifier.other | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32332 | - |
dc.description.abstract | O contexto educacional ressalta a importância da formação de cidadãos críticos e participativos, portanto, de indivíduos autônomos. Diante disso, surge a questão de preparar o adolescente para sua tarefa futura como cidadão. Nesse sentido, este trabalho visa identificar os conflitos vivenciados pelos adolescentes no contexto escolar, em relação as duas moralidades (Heteronomia e Autonomia), direcionando o foco principal para o desenvolvimento da autonomia moral. Inicialmente é apresentado o quadro teórico da pesquisa, tendo como principal referencial os estudos piagetianos. Posteriormente, é relatada a pesquisa em que se observou uma turma de adolescentes da 5ª série do ensino fundamental, pertencente a escola pública do município de Madre de Deus-Ba. Assim a metodologia define-se como estudo de caso, com uma discussão em grupo com questionários abertos, envolvendo dilemas sócio-morais a partir das situações vivenciadas pelos adolescentes. Os resultados apontam à necessidade e relevância de estudar as relações morais, pois os professores em suas práticas pedagógicas também se encontram na heteronomia, tornando-se difícil para estes profissionais orientarem os adolescentes para o desenvolvimento da autonomia. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Autonomia | pt_BR |
dc.subject | Heteronomia | pt_BR |
dc.subject | Regras | pt_BR |
dc.subject | Conflitos | pt_BR |
dc.subject | Diálogo | pt_BR |
dc.title | O desenvolvimento da autonomia moral: um estudo de caso com adolescentes em uma escola municipal de Madre de Deus. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Bordas, Miguel Angel García | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | FACED /UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ELENILDA DE AZEVEDO SILVA.pdf | 236,04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.