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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRengel, Lenira Peral-
dc.contributor.authorSilva, Bruno de Jesus da-
dc.creatorSilva, Bruno de Jesus da-
dc.date.accessioned2020-08-19T23:17:40Z-
dc.date.available2020-08-19T23:17:40Z-
dc.date.issued2020-08-19-
dc.date.submitted2020-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32120-
dc.description.abstractEsta dissertação de mestrado tem como pesquisa o Opaxorô, Ofá e o Oxê: legado, narrativas de danças de Mestre King e Jorge Silva. Parto da noção da dança como ação cognitiva do corpo, isto é: o modo do(s) corpo(s) conhecer(em) a si mesmo, axs outrxs, ao mundo para pensar uma história da dança que nos afeta. Assim, nesta abordagem proponho: Opaxorô, cajado referente a Oxalá como, narrativa do legado do Mestre King; o Ofá, arco e flecha referente a Oxóssi, é sentido como narrativa de trajetos biográficos de Jorge Silva; e o Oxê, machado de dois gumes referente a Xangô, traz o símbolo para desenvolver mecanismos contra injustiças sociais. A discussão trata de nossa dança, alicerçada no sistema cultural iorubano,em sua cosmologia, também em um modo de conhecer caminhos possíveis da expansão à diversidade epistemológica na afrodiáspora. Fortalecer a memória viva de danças disseminadas desses coreógrafos e artistas que atravessam gerações e mantêm suas contribuições para profissionalização e produção de dança na Bahia. Para defender as proposições foram usadas metodologias consideradas em construção devido à escassez de estudos nesse perfil. Foram utilizadas abordagens descritiva e qualitativas (GIL, 2002) e aspectos que entrecruzam uma atitude etnográfica com Álamo Pimentel (2014). Recursos como entrevistas em documentário, jornais, revistas, acervo pessoal, experiências com Mestre King e Jorge Silva, serviram de aporte pois sou sujeito participante no processo de desenvolvimento da pesquisa. Autores que deram suporte nas articulações teóricas como Rengel (2007, 2015), Almeida (2018), Jagun (2015), Luz (2017), Noguera (2014, 2011), Moreira (2019), Abdias do Nascimento (2019), entre outros, postulam e fundamentam conceitos e teorias pertinentes. Busco como resultados possibilidades transgressoras de novos/outros hábitos cognitivos, como sabedorias africanas aqui reinventadas e ressignificadas, que amplia o repertório de pensamento para compor e existir na afrodiáspora.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectOpaxorôpt_BR
dc.subjectOxêpt_BR
dc.subjectOfápt_BR
dc.subjectMestre Kingpt_BR
dc.subjectJorge Silvapt_BR
dc.subjectDanças negraspt_BR
dc.titleOpaxorô, ofá e oxê: legado, narrativas de danças de Mestre King e Jorge Silvapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesConrado, Amélia-
dc.contributor.refereesBarros, Zelinda-
dc.publisher.departamentEscola de Dançapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós - Graduação em Dançapt_BR
dc.publisher.initialsPPGDANÇApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqDançapt_BR
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