Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31882
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAbib, Pedro Rodolpho Jungers-
dc.contributor.authorSilva, Patricia Santos-
dc.creatorSilva, Patricia Santos-
dc.date.accessioned2020-04-29T21:35:13Z-
dc.date.available2020-04-29T21:35:13Z-
dc.date.issued2020-04-29-
dc.date.submitted2018-07-30-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31882-
dc.description.abstractEsta dissertação de Mestrado teve como objetivo compreender de que forma crianças constroem identidade/identificação a partir de bonecas/os negras/os. Para tanto, foi analisado como se dá o processo de aceitação e/ou negação dos seus sinais diacríticos (corpo e cabelo) por meio de bonecas/os oferecidas e/ou também confeccionadas por elas mesmas em oficinas temáticas sobre identidade. Embora a Lei nº 10.639/03, e resolução CNE/CP nº 01/2004 tenha trazido mudanças significativas no interior da escola, a literatura especializada sobre educação e relações raciais aponta que ainda existe ausência de recursos pedagógicos voltados para essa área, sendo considerado um dos principais entraves para a implementação da Lei 10.639/09 nas escolas. Diante desses desafios, esta pesquisa teve como cerne as seguintes questões: como as representações presentes nos brinquedos influenciam no processo de construção da identidade e autoestima de crianças? Qual o cenário de produção de recursos didático-pedagógicos sobre relações raciais? Para responder a esses questionamentos, além das oficinas, analisamos e intervimos nos espaços de uso comum aos integrantes da escola como corredores e espaços de brincadeiras, acrescentando aos seus elementos formativos como murais, informes e decorações em geral, boneca/os negra/os. Acreditando que o processo de aprendizagem-aquisição da leitura e escrita está significativamente relacionado ao processo de constituição de subjetividade produzida pela escola, por meio das práticas educativas e das escolhas políticas curriculares do corpo docente, enegrecer os modos de brincar pode ser mais uma alternativa para a produção de uma educação multicultural.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT This dissertation is aiming to understand how children construct identity from black dolls. In order to do so, it was analyzed how the process of acceptance and/or denial of their diacritical signs (body and hair) occurs through dolls offered to them and/or also made by themselves in thematicworkshops on identity. Although the law 10.639 / 03, and the resolution CNE / CP No. 01/2004, have brought significant changes within the schools, the available specialized literature on education and race relations points out that there is still a lack of pedagogical resources for this area, which constitues one of the main obstacles for the implementation of the law 10.639 / 09 in schools. In the face of these challenges, this research project had the following questions: How does racial representation in toys influence the process of identity construction and self-esteem of children? What is the reality of production of didactic-pedagogical resources about race relations? In order to answer these questions, in addition to the workshops, we have intervened in and anlyzed the common spaces of students, such as the corridors and play spaces, where it has been added black dolls to their formative elements on murals, information boards and general decorations. Believing that the learning-acquisition process of reading and writing is significantly related to the subjectivity-making process produced by the school, through the educational practices and the political curricular choices of the faculty, increasing the black representation within the context of playing can be another alternative to create a multicultural education.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Apoio a Pesquisa do Estado da Bahia - FAPESBpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCrianças negras - Educação.pt_BR
dc.subjectCrianças negras / Identificaçãopt_BR
dc.subjectBonecas negras / Identificaçãopt_BR
dc.subjectRelações étnicaspt_BR
dc.subjectRelações Raciaispt_BR
dc.subjectBrasil. [Lei n.10.639, 9 de janeiro d 2003] ]pt_BR
dc.subjectEthnic-racial relations,pt_BR
dc.subjectidentity/identificationpt_BR
dc.titleRepresentação estética: a identidade étnico racial de crianças a partir de bonecas / os negras / os.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesMattos, Ivanilde Guedes de-
dc.contributor.refereesOliveira, Maria Anória de Jesus-
dc.contributor.refereesSilva, Maria Cecilia de Paula-
dc.contributor.refereesAbib, Pedro Rodolpho Jungers-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsFACED/UFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO PATRICIA SANTOS SILVA REPOSITÓRIO1.pdf8,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.