Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31863
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBarbosa, Regiane da Silva-
dc.contributor.authorSantos, Giovanni Ferreira-
dc.creatorSantos, Giovanni Ferreira-
dc.date.accessioned2020-04-27T21:43:04Z-
dc.date.available2020-04-27T21:43:04Z-
dc.date.issued2020-04-27-
dc.date.submitted2019-12-04-
dc.identifier.issnTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31863-
dc.description.abstractTendo em vista que a deficiência visual carece de estudos referentes aos recursos que contribuem para minimizar o seu impacto na vida de uma pessoa, a presente pesquisa tem como objeto a importância da tecnologia assistiva para o processo educacional e o dia-a-dia da pessoa com deficiência visual, a fim de conhecer as diversas tecnologias assistivas que contribuem para a autonomia da pessoa com deficiência visual. Para tanto, na pesquisa se procura conhecer as leis que asseguram os direitos de uma pessoa com deficiência, as categorias da tecnologia assistiva e descrever as vantagens de seu uso.. Realizou-se, então, uma pesquisa de cunho exploratório e entrevista com aluno com deficiência visual. Diante disso, verificou-se que a tecnologia assistiva possui uma grande contribuição no dia-a-dia e no contexto escolar da pessoa com deficiência visual e precisa ser divulgada para todas as pessoas atuantes direta e indiretamente na vida dessas pessoas, tendo, assim, um papel fundamental no contexto da acessibilidade, ao impor a constatação de que o estudo, elaboração e divulgação desses recursos precisa ser fomentado.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: Considering that visual impairment needs studies on the resources that contribute to minimize its effect on a person's life, this research has as its objective the importance of assistive technology for the educational process and the person's daily life. visually impaired in order to know the various assistive technologies that contribute to the autonomy of the visually impaired person. Therefore, the research seeks to know the laws that guarantee the rights of a person with disabilities, the categories of assistive technology and describe the advantages of its use. An exploratory research and interview with students with Visual impairment. Given this, it was found that assistive technology has a great contribution in the everyday and school context of the visually impaired person and needs to be disseminated to all people working directly and indirectly in their lives, thus having a key role in the context of accessibility by imposing the realization that the study, elaboration and dissemination of these resources needs to be fostered.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCegueirapt_BR
dc.subjectBaixa-Visãopt_BR
dc.subjectTecnologia Assistivapt_BR
dc.titleTecnologia assistiva a serviço da deficiência visual: uma pesquisa exploratóriapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesDíaz-Rodríguez, Félix Marcial-
dc.contributor.refereesOgasawara, Jenifer Satie Vaz-
dc.contributor.refereesBarbosa, Regiane da Silva-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC.pdf_8593,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.