Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31844
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMoura, Gilsamara-
dc.contributor.authorSevegnani, Claudinei-
dc.creatorSevegnani, Claudinei-
dc.date.accessioned2020-04-22T13:26:54Z-
dc.date.available2020-04-22T13:26:54Z-
dc.date.issued2020-04-22-
dc.date.submitted2019-03-15-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31844-
dc.description.abstractPráticas artísticas estabelecem-se como campos de relações em que processos de invisibilização podem se instaurar nas tentativas de homogeneização das singularidades. A perspectiva dos acordos temporários é apresentada enquanto possibilidade na improvisação em dança como potência que aguça os sentidos para as diferenças, constituindo visibilidades. Os discursos de amenização – tais como a absolutização e a negação – restringem as diferenças no campo das relações. Combater discursos totalizantes e estereotipizantes é um ato necessário para que se apontem caminhos para um fazer em arte mais contextualizado e engajado com o presente. É necessário, portanto, que se abram brechas nesse tempo, para que sejam expandidas as danças que se fazem agora, para que sejam escancaradas as diferenças, para que se desvelem as histórias de opressão e de colonização e para que, desse desvelamento, constituam-se lugares de expansão de outras histórias e de outras danças.pt_BR
dc.description.abstractArtistic practices are established as fields of relations in which processes of invisibility can be established in the attempts to homogenize singularities. The perspective of temporary agreements is presented as a possibility in improvisation in dance as a potency that sharpens the senses for differences, constituting visibilities. Softening discourses – such as absolutization and negation – restrict differences in the field of relationships. Combating totalizing and stereotyping discourses is a necessary act to point the way to a more contextualized and engaging art work with the present. It is necessary, therefore, that gaps be opened at this time, so that the dances that are made now can be expanded, so that the differences can be opened, so that the stories of oppression and colonization can be exposed, and that, from this unveiling, places of expansion of other stories and other dances can be constituted.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq – Brasilpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectImprovisaçãopt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectEstudos decoloniaispt_BR
dc.subjectAcordos temporáriospt_BR
dc.titleAcordos temporários: coexistências e coimplicações na improvisação em dançapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesOliveira, George Mascarenhas de-
dc.contributor.refereesCastro, Fátima Campos Daltro de-
dc.contributor.refereesMendonça, Célida Salume-
dc.contributor.refereesMartins, Janaína Träsel-
dc.publisher.departamentEscola de Dança / Escola de Teatropt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.publisher.initialsPPGAC - UFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLinguística, Letras e Artespt_BR
dc.subject.cnpqArtespt_BR
dc.subject.cnpqDançapt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese Acordos temporários Claudinei Sevegnani.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.