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dc.contributor.advisorMOURA, Gilsamara-
dc.contributor.authorSILVA, Anderson Marcos da-
dc.creatorSILVA, Anderson Marcos da-
dc.date.accessioned2020-04-22T13:25:45Z-
dc.date.available2020-04-22T13:25:45Z-
dc.date.issued2020-04-22-
dc.date.submitted2019-03-14-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31843-
dc.description.abstractEsta investigação poderia ou deveria ou necessitaria se perguntar se a manutenção dos modelos pré-estabelecidos é uma condição de existência ou validação das criações em dança, até e sobretudo porque os próprios processos de feitura, quando entendidos como exercícios de autoorganização, possibilitam a emergência de configurações e sentidos singulares. Esta investigação poderia ou deveria ou necessitaria se inscrever em um contexto em que é mais profícuo perguntar do que responder e apresenta a dança como sistema complexo, cuja existência se processa nas articulações entre corpos e ambientes, longe do equilíbrio e em um tempo irreversível, criando e difundindo conhecimentos a cada acontecimento. Esta investigação assume a premissa semiótica de que todo signo coevolui com o seu objeto e age na geração de interpretantes diversos, abrindo espaço para a experimentação e discussão sobre a autorreferencialidade das configurações artísticas e suas possíveis coimplicações com epistemologias outras. Esta investigação se interessa pelas reverberações estéticas e políticas na dança além de, simultaneamente, se constituir como exercício de experimentação de sua configuração linguística, evidenciando os fluxos entre signo e objeto, configuração e sentido, teoria e prática. Esta investigação se constitui como uma teia, cheia de aberturas ou rasgos ou desvios, que se faz em levantamentos, revisões e análises críticas de textos e de obras artísticas, em conexões teóricas e poéticas acerca dos processos de criação que abdicam das certezas e dos modelos pré-estabelecidos, assumindo a instabilidade que constitui a realidade. Esta investigação poderia ou deveria ou necessitaria abrir-se ao imprevisível, aos acasos criativos, expondo a dança e a escrita como arranjos temporários, imprevisibilidades que acontecem no tempo, mas que, como tudo que é vivo, são limitados em suas configurações. Esta investigação poderia ou deveria ou necessitaria (re)pensar os pensamentos de dança em fluxo com os estudos do corpo, as teorias das artes, a política etc.. Esta investigação poderia ou deveria ou necessitaria ser um corpo poético teórico dançante que se pergunta.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capespt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectCriaçãopt_BR
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.titleEnsaios de uma investigação em dançapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesSERRANO, Leonardo José Sebiane-
dc.contributor.refereesSETENTA, Jussara Sobreira-
dc.contributor.refereesMACHADO, Adriana Bittencourt-
dc.contributor.refereesBARRETO, Ivana Buys Menna-
dc.publisher.departamentEscola de Dançapt_BR
dc.publisher.departamentEscola de Teatropt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.publisher.initialsPPGAC - UFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLinguística, Letras e Artespt_BR
dc.subject.cnpqArtespt_BR
dc.subject.cnpqDançapt_BR
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